quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Prefeitura inicia plantio de 72 árvores na avenida Norte

A Prefeitura do Recife iniciou, nesta quarta-feira (23), o plantio de 72 árvores na avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, no trecho entre a rua da Aurora e a avenida Cruz Cabugá. O projeto de arborização vai aumentar a cobertura vegetal da área em mais de 100%. A avenida receberá, até o final de março, mudas de espécies como gouguéia, pitangueira, urucum, manacá-de-cheiro e ubaia, ampliando de 32 para 87 o número de árvores existentes no local.

O projeto faz parte das obras de requalificação da via, iniciadas em agosto passado. Após parecer técnico da Diretoria de Meio Ambiente (Dirmam) ter mostrado problemas – sanitários ou de adequação - em várias árvores situadas anteriormente no local, 17 delas foram retiradas e substituídas pelas 72 que estão sendo plantadas. O parecer foi realizado com base em vistorias e relata, ainda, que algumas das árvores apresentavam risco eminente de tombamento.

O projeto de arborização da avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, além de ampliar o espaço verde da avenida, busca garantir que as novas árvores plantadas estejam adequadas às características da região, evitando danos ao passeio público ou à acessibilidade. As áreas verdes do Recife têm sido alvo de grandes investimentos, na gestão do prefeito João Paulo. Desde 2001, foram plantadas mais de 48 mil novas espécies na cidade. Além disso, tem sido destaque a recuperação dos parques e praças recifenses, com mais de 112 espaços de lazer revitalizados nos últimos três anos.

Revitalização - A requalificação da avenida Norte Miguel Arraes de Alencar integra o projeto do Complexo Turístico Cultural Recife-Olinda. A obra civil foi orçada em R$ 3,5 milhões inclui o trecho entre a rua da Aurora e a avenida Agamenon Magalhães, numa extensão de 1,4 quilômetro. Serão implantados ciclovia, canteiro central, nova iluminação, bainhas para ônibus e melhorias nas calçadas.

0 comentários: