quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Polícia não pode impedir uso de buzina como droga


Do JC OnLine



Um brinquedo bastante comum no Carnaval pode virar sinônimo de perigo se for utilizado de maneira indevida. A buzina da alegria tem gases na composição que, se inalados, podem até matar. Porém, o produto tem sido usado como droga por jovens e a polícia nada pode fazer para impedir.


Nas lojas, as buzinas são facilmente encontradas. Elas têm na composição os gases butano e propano, que provocam sensações semelhantes ao provocado pelo uso do loló. Em um site de relacionamento, uma comunidade chamada “Amantes da Buzina” traz relato de jovens que inalaram o produto, causador de uma morte no Rio de Janeiro.


O delegado de Repressão ao Narcotráfico, Francisco Rodrigues, afirma que nada pode fazer para combater a prática. “A apreensão desse produto, em si, se tornaria um ato ilegal. Mesmo que a pessoa seja flagrada consumindo esse tipo de droga, ela não poderá ser presa ou ter seu produto apreendido”, diz o delegado. “Alguns inalantes, que têm venda permitida no País, podem ser usados livremente da forma como a pessoa quiser, como tintas, solventes, esmaltes”, explica.


O diretor do Hospital da Restauração e médico do Centro de Assistência à Toxicologia da unidade, Américo Ernesto, alerta que a substância agride o sistema nervoso. “O sistema nervoso central sofre com essa agressão, podendo trazer conseqüências graves inclusive perda de consciência, queda, traumas - principalmente na cabeça - e até mesmo comprometimento da oxigenação do cérebro e do coração”, afirma. “Estatísticas não são bem descritas até o momento, mas do ponto de vida técnico, pode matar”, completa.

0 comentários: