quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Governo de Pernambuco lança o Carnaval de Todos

Com informações da assessoria

Pernambuco inova no Carnaval 2008, promovendo uma festa plural, interiorizada e democrática. O anúncio das linhas conceituais da maior festa popular aconteceu, na manhã de hoje (22), na Casa da Cultura, tradicional centro de artesanato local e que, neste ano, terá shows durante a semana pré-carnavalesca.
Representando o governador de Pernambuco, o secretário Estadual de Turismo, Sílvio Costa Filho, presidiu o evento que contou com a presença da presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, do presidente da Empetur, José Ricardo Diniz, e dos secretários estaduais de Cultura, Ariano Suassuna, e especial da Mulher, Cristina Buarque; além dos prefeitos de Recife, João Paulo, e de Olinda, Luciana Santos.
Para celebrar a diversidade cultural presente nas 12 Regiões de Desenvolvimento, durante os quatro dias de folia, serão montados pólos de animação em oito municípios do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Durante a semana pré-carnavalesca, haverá um pólo no Sítio Histórico de Olinda, para celebrar os 25 anos do título de Cidade Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade. A Cidade Alta terá dois palcos: um no Fortim e outro no Largo do Mosteiro de São Bento. A festa pré contará, ainda, com um palco na Casa da Cultura, no Recife. Intitulado Carnaval de Todos, o evento receberá o investimento, por parte do Governo Estadual, de R$ 10 milhões 850 mil contra os R$ 5 milhões 900 mil, em 2007.
O Carnaval de Todos celebra ainda quatro manifestações genuinamente pernambucanas, que concorrem ao título de Patrimônio Imaterial junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN): maracatu nação, maracatu rural, o caboclinho e o cavalo marinho.
Pólo Integrado - A grande novidade do Carnaval 2008, a conexão entre a RMR e o interior, será feita por meio de parcerias com vários municípios do Estado. Assim, surgiu o Pólo Integrado Pernambuco-Olinda com dois palcos: um no Fortim e outro no Largo do Mosteiro de São Bento, que vai agregar manifestações populares do litoral e do interior. A abertura oficial do Carnaval acontecerá na próxima sexta-feira (25) neste pólo, a partir das 15h. Do Largo do Mosteiro, partirá um cortejo com mais de mil integrantes de 22 das principais agremiações carnavalescas do Estado, que seguirá até o Fortim.
Na ocasião, será apresentado ainda o espetáculo inédito em homenagem ao povo brasileiro: Sagração das Etnias, performance concebida e dirigida por Maria Paula Costa Rêgo, que vai reunir mais de 60 artistas no palco, entre bailarinos, brincantes e membros de grupos populares. Ainda na abertura, acontece a união de duas gerações de artistas que difundem o frevo de Pernambuco: os metais modernos da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério e a voz e os clássicos imortalizados do cantor Claudionor Germano. Os dois dividem o palco, abrindo o show para a principal banda da nova cena pernambucana: Nação Zumbi, que mostra o repertório do seu novo CD. Até o dia 31, o pólo continua a receber artistas locais e apresentações culturais.
Campanha Publicitária - Durante a coletiva, foi divulgada a campanha publicitária para o Carnaval 2008. A campanha foi baseada na diversidade cultural, na pluralidade e na democratização do Carnaval, que se estende por todo o território pernambucano. Assinada pela agência Marta Lima, as peças publicitárias foram elaboradas em harmonia com a decoração elaborada pelo arquiteto Carlos Augusto Lira, para os oito pólos distribuídos pelas 12 Regiões de Desenvolvimento do Estado.
Hotsite - Para facilitar o acesso às informações sobre o Reinado de Momo em todo o Estado, o Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Turismo, Empetur e Fundarpe, lançou nesta terça-feira (22) o hotsite do Carnaval 2008: www.carvanaldepernambuco.com. Com programação, serviços, fotos e vídeo do Carnaval, o hotsite será atualizado durante os quatro dias de folia, buscando manter o internauta ligado em Pernambuco.

PÓLO PETROLINA
Sab 02/02
Maracatu Nação Cambinda Estrela
Ter 05/02
Sociedade Musical 22 de Novembro
PÓLO SALGUEIRO
Dom 27/01
Maracatu Nação Pernambuco (acompanhando o Bloco da Tabacaria)
SAB 02/02
Orquestra Tropicaliante
DOM 03/02
Orquestra TropicalianteMaracatu Nação Cambinda de Estrela
SEG 04/02
Orquestra Tropicaliante
TER 05/02
Orquestra Tropicaliante
PÓLO TRIUNFO
SAB 02/02
Oficina dos Caretas
DOM 03/02
Sociedade Musical 22 de NovembroMaracatu Nação Cambinda EstrelaAfoxé Alafin Oyó Bicharada de Seu Jaime (Salgueiro)
PÓLO PESQUEIRA
SAB 02/02
Socidade Musical 22 de Novembro
SEG 04/02
Maracatu Nação Cambinda Estrela
PÓLO BEZERROS
QUA 30/01
DBreck
SAB 02/02
Orquestra 100% Frevo
SEG 04/02
Orquestra Curica
PÓLO VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
TER 05/02
Sociedade Musical 22 de Novembro
PÓLO GOIANA
DOM 03/02
Sociedade Musical 22 de Novembro
SEG 04/02
Orquestra Assum Preto

0 comentários: