sábado, 10 de janeiro de 2009

Rádio Frei caneca quase pronta para entrar no ar

Da assessoria da PCR
Falta muito pouco para o recifense ganhar sua rádio educativa. Depois de três anos de trabalho, a luta pela instalação da Rádio Frei caneca chega à reta final. Em 2005 o então Prefeito João Paulo nomeou uma comissão para fazer um levantamento das necessidades estruturais para a implantação da emissora. Naquele momento, constatou-se que o Recife não tinha mais espaço no espectro para funcionar outra rádio. Ao longo de 2006, a luta foi para conseguir viabilidade tecnicamente para esta freqüência no dial.

Em 2007 a Prefeitura do Recife ingressou no Ministério das Comunicações com o processo de solicitação de outorga, e no ano passado este processo foi aprovado e encaminhado ao Congresso Nacional. Em apenas dois meses, a solicitação foi aprovada na Câmara dos Deputados e hoje se encontra no Senado federal para apreciação e votação. A criação da Frei Caneca data de 1960, através de uma lei do vereador Liberato Costa Júnior. Desde então, a Rádio Pública Municipal Frei Caneca nunca esteve tão perto de ser instalada, concretizando assim o sonho de milhares de recifenses: ter um poderoso instrumento de divulgação e fortalecimento da cultura local.

O processo já percorreu várias etapas da burocracia em Brasília, enquanto isso a gestão João Paulo não cruzou os braços, e outras medidas foram tomadas em paralelo para não perder tempo: o Comando da Aeronáutica já autorizou a instalação da antena transmissora; foi negociado com o Ministério da Fazenda a doação de um andar inteiro no número 498, da Av. Dantas Barreto onde funcionarão os estúdios da emissora e também já está reservada a dotação orçamentária para o funcionamento da emissora.

Vários movimentos culturais e governos municipais tentaram instalar a Frei Caneca nos últimos 49 anos. Mas os esforços, na prática, não foram suficientes para avançar na realização deste sonho. O resultado foi uma mudança na legislação que não ajudou em nada, algumas reuniões de representantes do meio artístico e um abaixo assinado. Todo o processo foi acompanhado de perto em Brasília pela Secretaria de Gestão Estratégica e Comunicação. A expectativa é que já no primeiro semestre deste ano, o recifense possa sintonizar na freqüência 101, 5 a Rádio Frei Caneca.

1 comentários:

Ap_Recife disse...

Que novela a implantação dessa rádio. Numa previsão otimista ela deve ir ao ar em 2050.