terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Aumento nas tarifas dos transportes públicos gera revolta

As pessoas que utilizam transporte público na Região Metropolitana do Recife começaram a pagar mais caro pela passagem a partir de ontem (26). A tarifa dos ônibus subiu 6,14% e a do metrô, 7,7%. Porém, a maior reclamação é que o reajuste não melhora a qualidade do serviço.

Não faltam queixas dos usuários de ônibus. “Pela manhã, principalmente, o horário em que o trabalhador mais precisa utilizar o veículo, ele está sempre lotado”, afirma o pedreiro Josué de Jesus.
Além da lotação, o calor nos coletivos também foi motivo de queixas. “Não tem lugar para sentar. A gente tem que ir a pé e ainda tem o calor, que é muito grande”.
No bairro da Iputinga, os protestos foram mais radicais. Revoltados com o reajuste, moradores queimaram pneus, madeira e plástico para interditar a Avenida Caxangá, um dos principais corredores viários do Recife.
A Polícia Militar precisou desviar o trânsito, enquanto o Corpo de Bombeiros apagava o fogo. O protesto terminou no final da manhã e a pista foi liberada.

RESPOSTA
De acordo com o Grande Recife Consórcio de Transporte, o uso de ar condicionados nos ônibus foi abandonado devido ao seu alto custo de manutenção - que poderia elevar ainda mais o preço das passagens.

Com relação aos ônibus lotados e o tempo de espera nas paradas, o Grande Recife afirmou que equipes de agentes fiscalizam todos os dias as 358 linhas que circulam na Região Metropolitana. Se, mesmo assim, os usuários verificarem problemas, podem reclamar através do telefone 0800 081 0158.

0 comentários: