sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Focos de incêndio são controlados na Reserva Dois Irmãos

Uma área de 5 hectares do Parque Dois Irmãos, Unidade de Conservação estadual ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente, foi destruída por um incêndio, extinto na madrugada desta sexta-feira (9). Apesar de o incêndio ter atingido apenas 2% da extremidade oposta do Horto e não ter chegado ao Zoológico, distante 7 quilômetros da mata, alguns animais silvestres acabaram morrendo em conseqüência das chamas.

Na tarde de ontem (8), dois focos de incêndio foram identificados no Parque, às margens da BR 101. O primeiro teria sido causado por um deficiente mental, que acabou sendo levado pelos policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) para o Hospital Ulysses Pernambucano. Uma vela que acompanhava uma oferenda religiosa teria sido a causa mais provável do segundo foco de incêndio.

Três viaturas do Corpo de Bombeiros foram acionadas e cerca de 14 mil litros de água extinguiram o incêndio. Além disso, um mutirão de funcionários do Horto contribuiu para apagar as chamas.

O gerente executivo do Parque Dois Irmãos, Antônio de Pádua, informou que pequenos focos de incêndios são comuns nessa época do ano, pois a vegetação fica seca e propicia queimadas. O replantio da área afetada com mudas características do local já está planejado no início das próximas chuvas. A atividade terá a participação da comunidade do entorno e faz parte das ações de educação ambiental promovidas pela administração do Horto.

0 comentários: