quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Prefeitura disponibiliza 10 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos

Com informações da assessoria
Começa hoje quarta-feira (14) o processo de seleção para 41 cursos básicos gratuitos de formação profissional da Prefeitura do Recife (PCR). As inscrições devem ser feitas até amanhã quinta-feira (15).

Estão sendo oferecidas, ao todo, 10 mil vagas em 17 unidades da rede de ensino profissionalizando da Prefeitura do Recife. As inscrições devem ser feitas nas próprias escolas, das 8h às 12h e das 14h às 20h. Dos cursos ofertados, 29 tem carga horária de 250h e 12 de 450h.

O curso de auxiliar em serviços gerais é voltado apenas para pessoas com deficiência mental, tem carga horária de 700h. As aulas serão de segunda a sexta-feira, nos horários da manhã, das 7h30 às 12h, à tarde, das 13h30 às 18h, e à noite, das 18h40 às 22h.

O sorteio das vagas ocorrerá na próxima segunda-feira (19), e será feita pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer. O resultado será divulgado na quarta-feira (21), na sede das escolas. A efetivação das matrículas acontece nos dias 22 e 23 e as aulas começam no dia 5 de fevereiro.

Terão prioridade durante o sorteio os estudantes da rede municipal de ensino e as pessoas inscritas nos programas sociais mantidos ou conveniados com a Prefeitura do Recife, como Projovem, Brasil Alfabetizado, Bolsa Escola e Bolsa Família, entre outros. Para isso, a vinculação deverá ser comprovada com apresentação do encaminhamento do órgão ou secretaria.

Poderão disputar as 10 mil vagas oferecidas qualquer pessoa, a partir dos 14 anos, desde que resida nos limites físicos da cidade e nas comunidades próximas às unidades de ensino. Cada candidato deverá optar por um único curso, não podendo se inscrever em mais de uma escola.
O percentual mínimo de freqüência exigido para certificação do estudante é de 75%. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo telefone (81) 3232-5971, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h.

No ato de inscrição, os interessados deverão apresentar a carteira de identidade e o CPF originais, comprovante de residência e declaração de escolaridade (dependendo do curso escolhido).
Veja a relação dos cursos:
Para quem tem 14 anos ou mais:Alimentação, Artesanato, Artes e Idiomas.

A partir dos 16 anos: Higiene e Beleza (Cabeleireiro, Manicure, Maquiagem e Penteado); Escritório; Industrial (Exceto Caldeiraria); Turismo; Vestuário; Idiomas; Educação e Saúde (Recepcionista na área de saúde).

A partir dos 18 anos: Saúde (Cuidador de Idoso); Higiene e Beleza (Estética Facial e Estética Corporal); Industrial (Caldeiraria) e Alimentação (Garçom e Garçonete).

0 comentários: