quarta-feira, 31 de março de 2010

Sertão: PRIMEIRO PREFEITO CONSTITUCIONAL DE AFOGADOS DA INGAZEIRA COMPLETA 100 ANOS


Dr Hermes com a esposa Terezinha, em uma de suas últimas aparições públicas.
O primeiro prefeito constitucional de Afogados da Ingazeira, Dr Hermes de Souza Canto, completa nesta quarta-feira (31), 100 anos de idade. Natural de Recife, filho de Manoel de Souza Canto e Capitulina de Souza Canto, formou-se em medicina em dezembro de 1938. Poucos dias depois de formado, optando por trabalhar no interior - algo raríssimo à época - chegou em 20 de dezembro do mesmo ano ao então Distrito de Espírito Santo, hoje Tabira, então pertencente a Afogados, onde trabalhou por três anos. Veio à sede de Afogados em 1941.

Em 1945, casou-se com Terezinha Veras, com quem teve três filhos : Vânia, Luciano e Hermes Júnior.

Prestou serviços a várias entidades como Sindicato de Trabalhadores Rurais, IPSEP e INSS, além de trabalhar em praticamente toda a região do Pajeú. Sua abnegação e desprendimento no exercício da medicina teve o reconhecimento da população que lhe elegeu primeiro prefeito constitucional de Afogados da Ingazeira entre 1947 e 1951.

Todo o seu amor pela medicina e por exercê-la no interior, onde havia poucos profissionais, bem como seu amor pelo solo sertanejo, lhe renderam várias homenagens locais e no estado, como a "Medalha São Lucas" da Sociedade de Medicina de Pernambuco, além de homenagens feitas pelo Rotary Clube e Circuito de Forró dos Sertanejos (2003). Foi um dos que recebeu medalha de Honra ao Mérito no Centenário do Município ano passado.

Nos últimos anos, debilitado pela idade, Dr Hermes tem tido pouquíssimas aparições públicas. Mas será bastante homenageado nesta quarta por tudo no que representou como médico e ser humano para a nossa história!

Informações : Afogadosdaingazeira.com (Fernando Pires)

0 comentários: