sexta-feira, 26 de março de 2010

Poluição do Capibaribe é destaque na Rede Globo

O Capibaribe foi destaque nesta quinta-feira (25) em programas da Rede Globo de Televisão. O rio que empresta seu nome a cidade de Santa Cruz está sendo poluído pelos dejetos do abatedouro público municipal.

Apesar desse tipo de poluição acontecer já há algum tempo, a notícia em rede nacional denuncia o descaso com o meio ambiente, especialmente na Semana Mundial da Água.

O abatedouro municipal de Santa Cruz do Capibaribe encheu de sangue as águas do rio.

De acordo com a reportagem, a prefeitura diz que não pode fazer nada agora para não comprometer o abastecimento de carne.


Veja os vídeos Clicando nos links abaixo:
Justificativa da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente sobre a poluição do Rio Capibaribe

A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, juntamente com o Governo Municipal, herdou das administrações passadas um dos maiores poluidores do Rio Capibaribe no nosso município, a saber, o Matadouro Público de nossa cidade.

Desde o início desta administração, o Prefeito Toinho, juntamente com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, não mediu esforços para adequar o matadouro público as normas da Agência Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - CPRH e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária - ADAGRO.
O Ministério Público de posse do relatório da ADAGRO, solicitou a interdição do matadouro, sendo feito um ajuste de conduta para cumprir esta solicitação. O Prefeito contratou uma empresa para fazer o projeto da construção de uma estação de tratamento dos efluentes a serem descartados pelo matadouro, projeto este apresentado a CPRH e reprovado pela distância do matadouro, que fica a 35 metros, quando o correto é 170 metros da margem do rio.
Foi solicitado também vistoria da ADAGRO, sendo apresentado em sua conclusão a necessidade de uma adequação de aproximadamente 80% das estruturas internas, além da readequação geral da higienização do local e qualificação de todos os funcionários. Não sendo possível investimento naquele matadouro, pois é jogar dinheiro fora, haja visto que a localização do mesmo não atende a reivindicação da CPRH.

O Prefeito Toinho do Pará está negociando um terreno entre Santa Cruz do Capibaribe e Poço Fundo, próximo às margens da PE-160, para a construção de um novo matadouro, possivelmente regionalizado, com investimento do Governo do Estado, obedecendo as normas da CPRH e da ADAGRO. Esta é a solução para não se jogar os poluentes do matadouro na calha do Capibaribe.
Conclusão: O matadouro público municipal nunca deveria ter sido construído no local onde se encontra, e todos os problemas de poluição do Rio Capibaribe causados pela sua existência, estão ligados à proximidade e irregularidade de sua construção.

Rui José Medeiros Silva
Secretário de Agricultura e Meio Ambiente
Esperamos que a situação não caia no esquecimento.

0 comentários: