terça-feira, 2 de março de 2010

Arcebispo apresenta o novo projeto da Tamarineira para os vereadores do Recife

O Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Antônio Fernando Saburido recebeu na manhã desta segunda-feira, 1, alguns vereadores da Câmara Municipal do Recife para apresentar o projeto que pretende construir, um parque temático, dois museus e um centro comercial no local onde hoje, se encontra o hospital psiquiátrico Ulisses Pernambucano, na Tamarineira, Zona Norte da cidade. Também estiveram presentes no encontro, representantes da empresa do rio de Janeiro Realesis, responsável pelo novo empreendimento, o arquiteto e coordenador do projeto, Bruno Ferraz e representantes da Santa Casa de Misericórdia, dona da área desde 1883.

Antes de mostrar as ideias do novo projeto na Tamarineira, os participantes conheceram um pouco do trabalho da Santa Casa de Misericórdia, que só no ano passado atendeu mais de 71 mil consultas, aproximadamente 145 mil exames e quase 3 mil cirurgias de pequena e média complexidade e mantém mais nove instituições de saúde e educação. "Desde que assumimos a direção da Santa Casa já havia processos de negociação da Tamarineira. Estudamos as propostas, a Santa Casa é uma entidade que atende aos pobres precisamos de recursos, por isso achamos por bem alugar o espaço para a Realesis", explicou uma das diretoras da Santa Casa de Misericórdia, Rilane Dueire.

O arquiteto Bruno Ferraz, falou do projeto inicial do centro comercial, do parque temático e dos dois museus que ocupará 30% da área em volta do hospital Ulisses Pernambucano, que é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e obriga a preservação de 70% de toda área verde. A Tamarineira tem 91.375.20 m², e o investimento inicial para a implantação do novo negócio será em torno de R$ 300 milhões, a Santa Casa receberá 10% do lucro dado pelo centro comercial.

O impacto ambiental e o aumento no fluxo de veículos foram os detalhes mais debatidos. "Não sou insensível a preservação do verde, muito pelo contrário, vamos manter as permeabilidade do solo e as árvores. E quanto ao trânsito vamos amenizar o impacto criando, por exemplo, bainhas de aceleração e desaceleração, além de estacionamento no subsolo", garantiu o arquiteto. Outro ponto questionado foi o destino dos pacientes internados no Ulisses Pernambucano. "Construiremos cinco clínicas para atender a esses e outros pacientes psiquiátricos. O local dessas novas unidades será definido pela Secretaria de Saúde de Pernambuco", completou.

Debatidos os prós e contras dos novos empreendimentos para Tamarineira, Dom Fernando disse que o projeto não está concluído e se é do interesse de todos, então que todos participem das discussões. "A sociedade tem o direito de saber com clareza o que é esse novo projeto, temos que dialogar e chegarmos juntos a um consenso para o bem de todos, estamos de portas abertas", reforçou o Arcebispo.

As comissões de meio ambiente, trânsito e direitos humanos da Câmara Municipal do Recife realizarão uma audiência pública, no dia 24 deste mês, às 9h, e todo e qualquer cidadão poderá participar dos debates.

0 comentários: