quarta-feira, 17 de março de 2010

Comerciantes temem que tremores afastem turistas de Caruaru

Cidade espera que 60 mil turistas visitem a região na Semana Santa.Vendedores torcem para abalos atraírem curiosos.
Luciana Rossetto Do G1, em Caruaru
Artesãos e donos de barracas na Feira de Caruaru (PE), tradicional ponto de comércio popular da cidade, temem que as notícias sobre tremores de terra espantem turistas. Nos próximos dias, de acordo com o Centro de Informações ao Turista, a região espera receber cerca de 60 mil pessoas durante a Semana Santa para assistir à Paixão de Cristo, que tem elenco renomado e sempre é encenada em Nova Jerusalém (PE).
Desde o início de março, segundo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o interior de Pernambuco tem sido atingido por tremores de terra. Os municípios pernambucanos mais afetados são Alagoinha, São Caetano e Caruaru. Segundo a UFRN, entre os abalos mais fortes estão um de magnitude 3,2 em Alagoinha e outro de magnitude 2,4 em São Caetano.
“Os turistas querem ver a Paixão de Cristo, mas quase todos passam por aqui antes do espetáculo e aproveitam para levar lembranças da feira. A partir da semana que vem, os grupos começam a chegar em maior número. Quando acontece um tremor mais forte, sempre tem alguém que pergunta e faz comentários”, diz o artesão Joseildo da Silva, de 39 anos, que expõe seu trabalho em uma barraca da feira.
A vendedora Maria de Lurdes Silva, de 72 anos, também está na expectativa pela chegada dos turistas. E ela dá um conselho para quem quer conhecer a cidade: “O pessoal não pode ficar com medo, porque aqui sempre teve esse tipo de coisa. Mas são bem fraquinhos e não machucam ninguém”, diz.
Mimiha Moura, de 49 anos, acredita que os brasileiros são os turistas mais receosos. “O povo estrangeiro sabe que aqui quase não treme como em outros países, então eles estão tranquilos. Os prédios e as casas ficam iguais, tremem muito pouco. Mas tem muita gente do Brasil que, mesmo com medo, não vai resistir e acabará vindo para ver os artistas da Paixão de Cristo. É muita gente famosa”, afirma a vendedora.
Para Silva, os tremores em Caruaru já são tão normais, que pouca gente se assusta. “Todo mundo comenta agora porque eles estão acontecendo no interior, onde não era costume ter. Minha vida nunca mudou por causa deles, e tenho certeza que continuaria igual se eles parassem”, afirma o artesão.
Dona de um espaço na feira, Maria Solange Leite, de 26 anos, torce para que a feira seja movimentada neste ano. “Terremoto aqui sempre teve e nunca nos prejudicou. É verdade que estão acontecendo cada vez mais, então vou torcer para o pessoal vir por curiosidade. Aí, Caruaru vai ganhar mais um apelido e ser chamada de terra do terremoto”, diz.

0 comentários: