terça-feira, 9 de outubro de 2007

Nova unidade da Fundac será inaugurada no bairro da Madalena nesta terça



Nesta terça-feira (9), Pernambuco vai ganhar mais uma unidade para acolher crianças órfãs, abandonadas pelos familiares ou vítimas de negligência. Será inaugurada, logo mais, às 9h, a décima unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) no estado. A nova casa vai funcionar na rua Ernani Braga, número 252, no bairro da Madalena, Zona Norte do Recife.
A unidade da Madalena será a oitava só no Recife e vai receber 20 crianças e adolescentes. Nas demais Fundacs já vivem 338 meninos e meninas. A casa está pronta para receber os novos moradores: tem terraço, quartos, banheiro, tudo novinho em folha. Na instituição, as crianças têm acesso a atendimento médico, odontológico e acompanhamento psico-social.
Apesar de parecer ser um ótimo lugar para viver, a função da instituição não é abrigar os meninos durante toda a vida, mas dar a assistência necessária enquanto eles não forem adotados ou, melhor, não voltarem a viver com suas famílias biológicas, como explica a presidente da Fundac, Ana Célia Farias, que acrescenta “o bom era não inaugurar abrigo; o bom seria que as crianças estivessem com a família, mas essa é uma realidade”.
ADOÇÃOO trabalho das Fundacs é feito em parceria com o Juizado da Criança e da Juventude. É lá que os interessados em adotar crianças e adolescentes devem ir para dar início ao processo legal de adoção.
O juiz Hélio Brás, titular do Juizado, explica a adoção é mais simples do que se pensa. Para adotar uma criança ou adolescente é necessário ter mais de 18 e comprovar renda, mas o juiz explica o principal critério “é mais importante ter amor do que ter dinheiro para oferecer”.
O magistrado afirma, no entanto, que a preferência é por que casais façam as adoções, por isso a dificuldade para solteiros e homossexuais conseguirem adotar uma criança. Mas esse não é um critério determinante e inclusive alguns casos de homossexuais adotando crianças já estão em tramitação no estado.
O juizado conta com uma equipe para orientar os processos legais. Todo o trâmite para a adoção pode ser realizado durante, em média, 60 dias. Quem desejar adotar uma criança deve apresentar documentos pessoais como comprovante de endereço e renda e atestado de sanidade física e mental.
APADRINHAMENTOPara quem não pode adotar um dos meninos da Fundac, uma alternativa é o programa de apadrinhamento, chamado “Estrela Guia”. Os interessados podem colaborar com a educação das crianças, ajudando com o custo com escola e dando a atenção necessária, mesmo que elas continuem vivendo na fundação.
Serviço: » Nova Fundac: rua Ernani Braga, número 252, Madalena.» Programa Estrela Guia: 2123 – 8500» Juizado da Criança e da Juventude: 3412 - 3000Endereço: Rua Fernandes Vieira, número 405, bairro da Boa Vista.

da Redação do pe360graus.com

0 comentários: