terça-feira, 29 de setembro de 2009

Cúria Metropolitana passa a funcionar no Palácio dos Manguinhos

A Cúria - que é um núcleo que organiza e administra os trabalhos da Igreja Católica, no Recife - passou desde ontem (28), a funcionar no Palácio dos Manguinhos, no bairro das Graças. De acordo com o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, o antigo prédio, no bairro da Várzea, será transformado num centro pastoral arquidiocesano - onde serão concentrados os serviços da igreja voltados para as comunidades.



(foto: reprodução tv globo)


Além de anunciar a mudança da sede, dom Fernando explicou detalhes da visita que fez ao papa Bento XVI, no Vaticano. A cada cinco anos, os bispos diocesanos de todo o mundo vão à Roma para participar de uma visita ao papa e apresentar um relatório sobre a diocese. No início do mês, foi a vez de nove bispos do Nordeste.



Dom Fernando explicou que durante o encontro particular de quinze minutos, Bento XVI se mostrou preocupado com os jovens, considerados o presente da Igreja. "Nossa reação é no sentido de evangelizar, procurar empenhar-se mais na missão de evangelização envolvendo também os leigos nessa caminhada missionária para que possamos fazer frente a esses problemas. Isso com muito espiro ecumênico também. O ecumenismo é algo que faz parte da Igreja e ninguém vai brigar por conquistar ninguém. Nós vamos trabalhar na unidade, na fraternidade.




"Um outro pedido do papa revelado por dom Fernando foi para que os padres não se envolvam diretamente na política, já que em 2010 é ano eleitoral no Brasil. "Esse foi um dos assuntos tratados no seu discurso. Recomendando que os padres não se envolvam com política, mas que colabora com a formação de leigos que possam se envolver realmente em política partidária e cumprir o seu papel de cristão na política.

0 comentários: