terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vigário paroquial de B. Viagem recebe título de Monsenhor



O Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, ao presidir a Concelebração Eucarística dos Bispos do Regional Nordeste 2 da CNBB, junto ao Túmulo do Apóstolo Pedro, como parte da Programação da Visita ad Limina, comunicou que a Presidência do Regional Nordeste 2 e a Arquidiocese de Olinda e Recife solicitaram à Santa Sé a concessão do Título de Monsenhor para o Padre José Albérico Bezerra de Almeida, como reconhecimento por seus trabalhos, ao comemorar o Jubileu de Prata de sua Ordenação Sacerdotal.


Os Bispos do Conselho Episcopal Regional expressam sua alegria pela concessão desse Título, dado que o Monsenhor José Albérico presta uma preciosa colaboração à Pastoral do Regional Nordeste 2, na condição de Secretário Executivo.


Monsenhor é um título eclesiástico honorífico conferido aos sacerdotes católicos pelo Papa. A palavra tem origem francesa e, em português, pode ser abreviada como Mons.

Apesar de somente o Papa conferir o título de Monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O Monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica num sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título. Os padres que serão sagrados bispos recebem automaticamente o título de monsenhor.


Monsenhor Albérico é também Vigário paroquial de Boa Viagem.

0 comentários: