sexta-feira, 27 de março de 2009

Secretaria de Saúde lança programa para combater acidentes com motos

A Secretaria Estadual de Saúde apresentou, na última quinta-feira (26), o Programa Estadual de Redução dos Acidentes de Moto. O programa quer conscientizar os motoqueiros para, junto com o Estado, diminuir os acidentes. Em 2007 (os dados de 2008 ainda não foram fechados), 136 pessoas foram internadas devido a acidentes com motos, que significa 23,9% dos atendimentos nas unidades de saúde do Estado. Quase dez anos antes (1997), foram 47 atendimentos, que corresponde a 13% das internações daquela época.

Segundo o Departamento Estadual de Transito de Pernambuco (Detran/PE), em 1990, estavam registradas no órgão 33.381 motos. Em 2008, o número de motos chegou a 457.290. Este aumento significativo no número de motos, atrelado a uma falta de consciência dos condutores, levaram o numero de acidentes a quadruplicar em dez anos superlotando as unidades de saúde.

Interior

Falta de fiscalização agrava o problema, principalmente no interior

Pesquisadores do Laboratório de Estudos em Violência e Saúde (Leves) da FIOCRUZ Pernambuco, compararam a relação entre o número de acidentes fatais por motocicletas e o número de habitantes de cada município de Pernambuco. Foram consideradas zonas críticas pelos estudiosos os municípios pernambucanos de Ouricuri, Trindade e Ipubi, no Sertão; Serra Talhada, Santa Cruz da Baixa Verde, Triunfo, Calumbi e Betânia; na região do Sertão do Pajeú; Petrolina, Afrânio e Lagoa Grande, no Sertão do São Francisco; e Brejo, Tacaimbó, São Caetano, Saloá e Bom Conselho, no Agreste. Nestas regiões é comum encontrar adolescentes pilotando motos e quase ninguém usa capacete. Falta fiscalização.

0 comentários: