sexta-feira, 6 de março de 2009

CNBB NE 2 e Arquidiocese de Olinda e Recife abrem, oficialmente, a Campanha da Fraternidade 2009


Entrevista coletiva com a presidência da CNBB NE 2 e com uma representação da Arquidiocese de Olinda e Recife marcou o lançamento da Campanha


“Chamar a atenção da sociedade para a questão da violência”, com essas palavras o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Nordeste 2 e Arcebispo de Maceió-AL, Dom Antonio Muniz Fernandes iniciou na manhã de hoje (06), oficialmente em entrevista coletiva, a Campanha da Fraternidade no Regional Nordeste 2 da CNBB – Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.


Costumeiramente, a Campanha da Fraternidade é lançada, todos os anos, na Quarta-feira de Cinzas, data que marca o início da Quaresma. Porém, para 2009 a tradição foi modificada tanto na CNBB NE2, como na Arquidiocese de Olinda e Recife que lançam juntas a Campanha com programações hoje e amanhã (7).


O Bispo de Palmares-PE, Dom Genival Saraiva de França que também é secretário geral da CNBB NE2, falou na coletiva, da importância da conscientização das pessoas para a construção de uma cultura de paz e argumentou que essa cultura deve iniciar a partir da busca da paz interior de cada indivíduo bem como, no seio da família. O coordenador Regional das campanhas, Dom Francisco Dantas de Lucena, que também é Bispo da Diocese de Guarabira-PB, falou das motivações que levaram a CNBB para a escolha deste tema e ressaltou a participação da Pastoral Carcerária que há alguns anos vinha sugerindo a questão da segurança pública para ser tema da CF.



O Padre Luciano Rodrigues, pároco de Jardim São Paulo e coordenador da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese de Olinda e Recife a qual representou na entrevista coletiva, falou da articulação que acontecerá com as instâncias governamentais no sentido de buscar ações concretas para a campanha. Ele comentou ainda, sobre os demais eventos que acontecerão hoje às 19h, no auditório da FAFIRE e amanhã a partir das 9h na Basílica do Carmo de onde sairá, após a Celebração Eucarística, uma caminhada pela paz que terminará em frente ao monumento tortura nunca mais as margens do rio Capibaribe.



No final da coletiva, o Bispo de Pesqueira - PE, Dom Francisco Biasin, leu para os presentes, em nome de todos os Arcebispos e Bispos do Regional NE2, uma nota sobre o caso do estupro da menina de nove anos que culminou em um aborto induzido.



Confira o que diz a nota:


NOTA EM DEFESA DA VIDA




Nos, Bispos da Igreja Católica, Coordenadores e Coordenadoras de Pastoral, reunidos na sede da CNBB do Regional NE 2, na Cidade do Recife, tomamos conhecimento do caso de uma menina de nove anos da cidade de Alagoinha-PE, grávida de gêmeos, resultado do estupro praticado pelo padrasto e da interrupção da gravidez. Diante do fato e da sua repercussão, sentimo-nos levados a fazer uma breve reflexão:

1. A Igreja, historicamente, sempre se colocou a favor da vida, desde a sua concepção e desenvolvimento até o seu declínio natural, iluminada pela Palavra de Jesus: “Eu vim para que todos tenham vida e a tenham plenamente” (Jo 10,10).

2. Esse princípio norteou a prática da Igreja no Brasil, também na época do Regime Militar, instaurado em 1964, quando se colocou a favor da vida e da dignidade das pessoas, defendendo os direitos humanos dos perseguidos, torturados e refugiados políticos.

3. A Campanha da Fraternidade que, a cada ano, promove a vida e defende a dignidade das pessoas, coloca-se contra todo tipo de violência, em qualquer circunstância, para construir uma sociedade baseada na “civilização do amor”.

4. Hoje, cresce a consciência dos direitos humanos, que não admite nenhum tipo de violência, tanto mais, envolvendo a criança e a mulher. No caso específico, repudiamos o estupro e o abuso sexual sofridos pela criança.

5. Vivemos em uma sociedade pluralista onde o Estado se estrutura e se rege por uma legislação, refletindo a cultura dominante, que nem sempre respeita os princípios éticos e naturais. Nem sempre se pode identificar o que está amparado por leis, com princípios éticos e valores morais. Para nós, sempre terá precedência o mandamento do Senhor: “Não matarás”!

Portanto, diante da complexidade do caso, lamentamos que não tenha sido enfrentado com a serenidade, tranqüilidade e o tempo necessário que a situação exigia. Além disso, não concordamos com o desfecho final de eliminar a vida de seres humanos indefesos.

Cabe a nós externar publicamente as nossas convicções em defesa da vida que é sempre um dom de Deus.

Recife, 05 de março de 2009.

1 comentários:

Eduardo Oliveira disse...

Bom não quero criar com este comentário nenhum tipo de debate, e menos ainda me impor contra a decisão da igreja de se por contrária aos acontecimentos, pois, a mesma está defendendo a SUA verdade em relação aos fatos. Quero colocar em questão, perguntas que faço a mim mesmo, e imagino que outros o façam. O título da nota vem como “nota em defesa da vida”, então, por que não preservar a vida de uma criança de nove anos, vítima de uma brutalidade como esta? Vocês poderiam replicar que a morte da criança ou dos bebês não seria através de uma brutalidade, seria através de uma fatalidade em decorrência do atentado sofrido pela menina. Porém, surgem mais perguntas: neste caso de gravidez de alto risco, onde fica comprovada quase 100% de chance da criança (a menina de nove anos) falecer, a omissão dos médicos em não tomar os procedimentos que foram tomados, ou ainda, a posição da igreja em se impor contra as decisões que foram tomadas, não seria um caso de violência? “No entanto, no parágrafo 3º da nota vocês colocam:”. A Campanha da Fraternidade que, a cada ano, promove a vida e defende a dignidade das pessoas, coloca-se contra todo tipo de violência, em qualquer circunstância, para construir uma sociedade baseada na “civilização do amor”. Não seria uma violência deixar esta criança morrer? Em todo caso, esse comentário vem a relatar uma reflexão, e não convicção em relação ao assunto abordado na nota. Desde já, agradeço a oportunidade e a liberdade de expressão empregada neste Blog.