terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Ministro da Integração Nacional empossa novo superintendente da Sudene

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, empossará, nesta terça-feira (12), o baiano Paulo Sérgio de Noronha como novo superintendente da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). O órgão foi regulamentado em agosto de 2007 e funcionou até este mês sem um superintendente.

Paulo Sérgio de Noronha é engenheiro civil e mestre em administração pública. Ele já exerceu vários cargos públicos na Bahia, entre eles, chefe do Detran, secretário de serviços públicos, e diretor da Agência Estadual de Regulamentação de Serviços de Energia, Transporte, e Comunicação (Agerba).

O baiano será responsável por um orçamento de R$ 1,3 bilhão, voltado para a promoção do desenvolvimento da região. A Sudene também é responsável pela captação de recursos e de incentivos fiscais para empresas que pretendam se instalar no Nordeste.

Entre as principais missões do novo superintendente, no entanto, está a recuperação do status do órgão. A Sudene foi fechada no passado por conta de inúmeras irregularidades, sobretudo corrupção.

Após o fechamento, foi criada a Adene (Agência de Desenvolvimento do Nordeste), que substituiu a Sudene de fevereiro de 2002 até agosto de 2007, mas que trabalhou com uma redução de dois terços do espaço físico. A nova Sudene conta com 146 servidores herdados da Adene, mas a expectativa é de que pelo menos 150 novos servidores sejam contratados, através de concurso público, nos próximos meses.

A solenidade de posse está marcada para as 10h45, no teatro da UFPE.Além do ministro, outras autoridades são esperadas na cerimônia.

0 comentários: