sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Ex-treinador abre processos contra a mãe de Joanna Maranhão


Acusado de ter molestado sexualmente a nadadora Joanna Maranhão, quando ela tinha nove anos, o professor de natação Eugênio Miranda anunciou, nesta quinta-feira (14), que vai processar civil e criminalmente a atleta e a mãe dela, a médica Teresinha Maranhão. As duas fizeram a denúncia esta semana.
Através do advogado João Olympio Mendonça, que o representa, Eugênio Miranda fez questão de negar as acusações. Ele convocou entrevista coletiva para anunciar a abertura de duas ações contra Joanna e Teresinha, mas não compareceu pessoalmente ao encontro. O advogado disse que Eugênio não foi para preservar a imagem pessoal, já desgastada pela repercussão da denúncia.
Após a denúncia, Eugênio Miranda foi afastado do Colégio Santa Emília, em Jardim Atlântico, Olinda, onde trabalhava há cinco anos. João Olympio Mendonça disse que o clinte conta com apoio de toda a família, inclusive a mulher e os dois filhos, nas ações contra a nadadora e a mãe.
Ouvida pela Globo Nordeste, Teresinha Maranhão afirmou que só vai se pronunciar após a abertura do processo na Justiça, pois não sabe qual a acusação que Eugênio Miranda fará contra ela.

O CASO
A nadadora brasileira Joanna Maranhão revelou, em entrevista concedida na França, ter sido molestada sexualmente durante a infância. Em entrevista à “Gazeta Esportiva”, na última semana, Joanna contou que era abusada pelo técnico que a treinava, na época, dentro da piscina. Ela tinha apenas nove anos.
Segundo ela, o trauma acabou afetando também seu desempenho no esporte, mas, agora, acredita estar recuperada e pensa até em fazer um projeto social para crianças que sofrem este tipo de abuso.

"A verdadeira historia é que na infância fui molestada pelo meu técnico. Mas a mente tem um poder incrível e durante todos esses anos eu tentei convencer a mim mesma que nada daquilo tinha acontecido, que tinha sido fruto da minha imaginação. Depois eu fui tomando consciência de tudo que eu tinha sofrido. Foi muito doloroso, foi um processo lento. Freqüentei psiquiatra e psicólogo desde os 12 anos, porque precisava colocar aquilo tudo para fora. Durante esse processo, tudo na minha vida sofreu as conseqüências e com a natação não poderia ter sido diferente", disse a atleta.
Na última terça-feira (12) a mãe da nadadora Joanna Maranhão, Terezinha Maranhão, confirmou que o treinador Eugênio Miranda abusou sexualmente da sua filha quando ela tinha nove anos. Ela afirmou que só divulgou o nome dele acreditando que, com isso, o assunto seria encerrado pela imprensa.

Apesar de a entrevista ter sido dada na França, o nome do treinador acusado só foi revelado na terça-feira (11), quando Joanna já estava no Brasil. A mãe da atleta, Teresinha, fez a denúncia e pediu que os pais dêem mais atenção à educação dos filhos.
Da Redação do pe360graus.com

0 comentários: