sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Abertura do Ano Letivo 2008 acontece nesta sexta

A Prefeitura do Recife promove, nesta sexta-feira (1º), das 8h30 às 12h30, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Cidade Universitária), a abertura oficial do Ano Letivo 2008 – Poetas do Recife. O evento será realizado pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer e vai contar com a participação de professores, dirigentes de escolas, coordenadores pedagógicos, diretores e gerentes das diversas áreas da educação municipal, além de representantes do Conselho Municipal de Educação e dos conselhos escolares das unidades de ensino.
A programação será aberta com a leitura de um texto sobre a importância e a presença da poesia nos projetos didáticos desenvolvidos na rede municipal do Recife. Logo depois, será exibido um DVD com um resumo das principais ações realizadas em 2007, durante o Ano Letivo 100 Anos de Frevo. Um pouco antes das palavras das autoridades presentes, o público será brindado com uma apresentação especial do espetáculo Poetas Imortais, Poetas Atuais. A montagem, inspirada na obra dos 11 poetas pernambucanos que têm suas esculturas expostas em diversos pontos do centro, vai constar de frases contextualizadas identificando seus autores, além de dramatização de poemas.
A apresentação será oferecida por oito estagiários de teatro e quatro de música ligados à Gerência de Animação Cultural da Diretoria de Ensino. Como não poderia deixar de ser, o evento será encerrado em ritmo de Carnaval, sob o comando do Grupo Lírico Cordas e Retalhos que vai promover um arrastão da folia no hall de acesso ao teatro.
Os 11 poetas que serão homenageados durante o período letivo 2008 são: Antônio Maria, Ascenso Ferreira, Capiba, Carlos Pena Filho, Chico Sciense, João Cabral de Melo Neto, Joaquim Cardozo, Luiz Gonzaga, Manoel Bandeira, Mauro Mota e Solano Trindade.
Ano letivo - O Ano Letivo Poetas do Recife, que será aberto nesta sexta–feira, terá 200 dias de aula, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Também estão reservados 16 feriados, seis dias para planejamento escolar, quatro para conselho de ciclos e 14 dias para o recesso escolar de julho, além de um calendário específico para Formação Continuada.

0 comentários: