terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Joanna Maranhão no Recife

da Redação do pe360graus.com

A nadadora Joanna Maranhão chegou ao Recife, nesta segunda-feira (11), após três semanas de treinamento na França. A atleta voltou para a capital pernambucana abalada pela morte de um tio, Sérgio Maranhão. Além da família, muitos jornalistas também aguardavam a atleta no Aeroporto Internacional dos Guararapes. Todos queriam falar com Joanna sobre as declarações feitas na última sexta-feira, quando revelou ter sido vítima de abuso sexual aos nove anos por um ex-técnico do Náutico.

No desembarque, Joanna foi recebida pela mãe, Teresinha Maranhão, o namorado, Sérgio Franco, e o seu técnico, Nikita. A atleta chorou bastante ao reencontrar a família e depois conversou com a Imprensa. Ela acredita que o trauma afetou o desempenho na piscina e, aos 20 anos, decidiu falar sobre o assédio. "As pessoas criticam. Acho que quem tem que saber o momento certo sou eu. E achei que era o momento, estou com minha consciência limpa", diz a nadadora.

A mãe da nadadora, a médica Teresinha Maranhão, soube há dois anos do que tinha acontecido com a filha. "Eu lamentei muito o fato e até me senti culpada. Na época, ela tentou me dizer, mas com muita vergonha e disfarçando muito o assunto. Eu achei uma coisa tão absurda, que achei que podia ser uma impressão dela, um mal entendido ou que ela tenha interpretado um abraço ou uma coisa mais calorosa como assédio", diz a mãe da atleta.

O atual técnico da atleta, Nikita, já sabia de tudo e acompanhou de perto os problemas emocionais vividos por Joanna. "Ela apresentava comportamento conflitante de um dia para o outro e até durante o treino. Em algumas ocasiões deixou de treinar porque não dormia pensando no que havia acontecido", revela Nikita.

Na chegada ao Recife, Joanna Maranhão disse que está confiante em conquistar uma vaga para as Olimpíadas de Pequim.

0 comentários: