terça-feira, 13 de julho de 2010

Sertão - Festival Universitário de São José do Egito: CHEGA DE LIXO MUSICAL!

Leia a boa, merecida e oportuna crítica do jornalista egipciense Inaldo Sampaio em seu blog à programação do Festival Universitário de São José do Egito. A opinião dele é seguida na cidade e região por muitos cronistas, radialistas e pelo movimento cultural do município :
Começa amanhã e se prolongará até o próximo domingo o 39º Festival Universitário de São José do Egito, um dos maiores eventos culturais do Sertão pernambucano.

Este Festival, criado na década de setenta por jovens estudantes, entre os quais José Augusto da Silva Ramos, que hoje é deputado pelo PSDB no Estado de São Paulo, com o nome de “Festa Universitária”, nunca recebeu do Governo do Estado nem da Prefeitura Municipal a atenção que merece. E por esta razão está-se esvaziando.

Acabaram-se a encenação de peças de teatro, o lançamento de livros de autores da terra, a exibição de filmes educativos para posterior debate com os estudantes, as gincanas educativas, a boate universitária, os festivais de violeiros, os shows com jovens artistas da terra, etc.

Para dar lugar a “expressões musicais” como Marreta You Planeta, Forró Pegado, Solteirões do Forró, e vai por aí. Por ser uma cidade de gente esclarecida, caberia melhor na programação de um Festival Universitário um Flávio José, um Petrúcio Amorim, um Jorge de Altinho, um Maciel Melo, um Aldemário Coelho, um Flávio Leandro,um Targino Gondim, etc. Chega de lixo musical!

0 comentários: