quarta-feira, 7 de julho de 2010

Preconceito contra nordestinos mobiliza redes sociais

Por Dulce Reis
Da Folha Digital

Após as chuvas que assolaram Pernambuco e Alagoas no mês passado, não é só a solidariedade na ajuda às vítimas que está chamando atenção. Enquanto muitos doam alimentos e força de trabalho, outros preferem demonstrar o seu preconceito contra os nordestinos. O que caracteriza o chamado crime de ódio. Uma das formas de externar este sentimento de repúdio aos nascidos no Nordeste é através das redes sociais online.


Entre as manifestações de preconceito está a comunidade do Orkut “Eu odeio nordestino”. Em um dos posts, os membros falam sobre as enchentes. “Pessoal com essas enchentes no Nordeste acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso. Vai ter mais lixo do que já tem aqui...”, diz uma jovem. Depois desta declaração, outras pessoas reforçam o crime de ódio contra os nordestinos.



“Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal que não sabe nadar!!!”, diz um membro da comunidade. Outro complementa: “eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou viram mendigos no centro da cidade”, afirma outro rapaz. O restante do post segue com mais manifestações preconceituosas e xingamentos.



Enquanto isso, no Twitter, usuários também defendem suas opiniões. Alguns membros do microblog criaram a hashtag #oxentesp para defender os nordestinos e chamar a atenção para o “Manifesto São Paulo para os Paulistas”. No site do manifesto, os migrantes são acusados de invasores e de imporem suas ideologias. “Invadirem espaços, agirem como se estivessem em sua terra. Imporem sua cultura e costumes à nossa vontade. Inundam nosso estado, exigem serviços, põem-se de 'vítimas', apagam nossa identidade. Assim somos desrespeitados. E dentro da nossa terra!” (SIC).



Esta manifestação contra os nordestinos não vem de hoje. A música “Pobre Paulista” da extinta banda Ira! é um dos exemplos de que este ódio não é de agora. “Não quero ver mais essa gente feia. Não quero ver mais os ignorantes. Eu quero ver gente da minha terra. Eu quero ver gente do meu sangue”. Os integrantes do grupo já negaram, em várias entrevistas, que a letra não se refere aos nascidos no Nordeste. No entanto, é difícil negar.



DENÚNCIA - Segundo o assessor de Comunicação da Polícia Federal em Pernambuco (PF-PE), Giovani Santoro, essas manifestações preconceituosas na internet, que caracterizam o crime de ódio, podem ser denunciadas através do site http://denuncia.pf.gov.br. No site, o texto é claro: “são considerados Crimes de Ódio a prática de qualquer tipo de preconceito (de cor, religião, etc), assim como a fabricação, a venda, a distribuição ou a divulgação de símbolos nazistas”.



Ainda de acordo com Santoro, as denúncias postadas no http://denuncia.pf.gov.br serão investigadas em Brasília, se a queixa partir de internautas de vários estados.



Para entender melhor o que é crime de ódio, basta acessar o site http://www.planalto.gov.br/ccivil/Leis/L7716.htm. Lá, está a LEI Nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, onde consta que “serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

0 comentários: