domingo, 11 de julho de 2010

Pesquisa iniciada por universitário assassinado ganha prêmio


Com informações do G1

A pesquisa iniciada pelo aluno de biomedicina da Universidade Federal de Pernbambuco (UFPE) Alcides do Nascimento Lins, que foi assassinado no Recife em fevereiro, foi premiada pela Fundação de Amparo à Ciência e a Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE), no último dia 02. O projeto científico foi finalizado pelo também estudante de biomedicina Fernando Baltar.




Alcides, de 22 anos, foi morto a tiros, em frente à sua residência, no dia 06 de fevereiro deste ano depois de ter sido confundido com marginais do bairro onde morava. Sua aprovação no vestibular da UFPE, em primeiro lugar da rede pública, foi divulgada por todo o Brasil em 2007 porque a mãe do estudante, a catadora de lixo Maria Luiza do Nascimento, trabalhava dobrado para que Alcides se dedicasse apenas aos estudos.

A pesquisa iniciada por Alcides e finalizada por Fernando Baltar desenvolveu um método de dosagem que quantifica a deficiência da enzima G6PD no sangue. Essa deficiência pode causar um tipo de anemia.



De acordo com o diretor de hematologia da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (HEMOPE), Anderson da Silva Araújo, Alcides trabalhou como bolsista na pesquisa por 11 meses e Fernando Baltar assumiu em março deste ano. "O trabalho de lins foi muito relevante e importante", disse Araújo.


Provavelmente, Baltar dará continuidade ao projeto.


Os acusados pelo crime foram presos, felizmente.


0 comentários: