quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Sport vence o América-PE em estreia polêmica

Do blog do torcedor

O Sport não fez uma boa partida, mas venceu o América-PE na estreia do Campeonato Pernambucano 2011, em partida marcada por erros de arbitragem — com Claudio Mercante no apito — em lances decisivos.

O gol leonino foi marcado por Carlinhos Bala, aos 4 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta rápida, feita mais de cinco metros à frente de onde ela foi cometida; além disso, o atacante estava em posição duvidosa quanto a impedimento. Ainda no primeiro tempo, o atacante Douglas, do América, saltou e cabeceou no ângulo de Magrão, mas o árbitro marcou falta do jogador em André Leone, que a reportagem não viu do ângulo de visão em que se encontrava.

Tendo começado a preparação para o Estadual há apenas 10 dias, a equipe rubro-negra teve dificulades diante de um Mequinha que entrou voando na parte física e mostrando bom toque de bola. Mas, logo no início, em lance confuso, o Rubro-negro saiu na frente. O atacante Ciro sofreu falta no círculo central, e a bola seguiu em frente até Carlinhos Bala, que parou, bateu para Ciro e avançou para receber nas costas do zagueiro; o atacante saiu na cara do gol e chutou forte, cruzado, sem chances para o goleiro Gleibson. O América-PE reclamou muito do lance e, na discussão, o volante Givaldo acabou sendo expulso.

A vantagem no placar obrigou o América a sair mais para o jogo desde o início, mesmo com um a menos. E foi o que o Mequinha — em seu retorno à primeira divisão estadual após 15 anos — fez. O time se movimentou bastante, com destaque para o armador Lúcio, criador de boas jogadas.

O Sport também atacava. Depois de Elton ser desarmado quase dentro da pequena área aos 12 minutos, o Leão conseguiu balançar as redes, mas não valeu. Em posição de impedimento, André Astorga completou para as redes uma bola que havia sido defendida por Gleibson após desvio de Germano de cabeça.

Aos 35 minutos, foi a vez do América-PE ter um gol invalidado. Nova polêmica. O atacante Douglas saltou atrás de André Astorga cabeceou para o gol. A arbitragem marcou falta, e Douglas reclamou muito, afirmando não ter feito infração.

Ainda no primeiro tempo, pelo Leão, Élton chutou na rede pelo lado de fora, e Lúcio, pelo Mequinha, chutou por cima do travessão.

SEGUNDO TEMPO


O técnico Geninho sacou o zagueiro André Leone e pôs o volante Jó no reinício do jogo, com o intuito de adiantar a marcação da equipe, que estava dando espaços para o América no meio de campo.

O time foi esfriando aos poucos o fogo do América e marcou um segundo gol anulado, na marca de 11 minutos. André Astorga desviou para as redes uma bola cruzada, mas estava impedido.

Aos 17, Carlinhos Bala recebeu grande passe na área, foi desequilibrado numa tentativa de desarme e viu o goleiro Gleibson sair aos seus pés e salvar. Se caísse, o árbitro poderia ter marcado pênalti.

Após muito tempo sem chegar com perigo, o América encontrou fôlego para, aos 31 minutos, imprimir uma boa sequência ofensiva. Em um contra-ataque, passou um minuto rondando a área leonina, a bola atravessou a pequena área, mas a finalização foi travada.

No finzinho do jogo, o América estava totalmente aberto, e o Sport teve três boas chances de ampliar a vantagem, com Élvis — que entrou na vaga de Élton — Carlinhos Bala e Ciro. Sem sucesso. Mas a vitória foi garantida.

Apesar de deixar a desejar na estreia, o Sport evidentemente vai crescer com o melhor condicionamento físico que irá adquirindo aos poucos. O próximo jogo do Sport será contra o Petrolina, no domingo (16), às 16h, no Paulo Coelho, em Petrolina. No mesmo dia e horário, o América enfrenta o Porto, no Carneirão, em Vitória de Santo Antão.

CRAQUE

O atacante Carlinhos Bala foi eleito o craque da partida pelos leitores do JC Online. Ele recebeu 37% dos votos, enquanto Magrão ficou com 13%. O terceiro lugar foi Ciro, com 8%.

0 comentários: