domingo, 9 de janeiro de 2011

Bênção de São Félix renova a fé dos católicos




Com o pátio interno da Basílica de Nossa Senhora da Penha repleto de devotos, o arcebispo metropolitano de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido presidiu, na sexta-feira, 7, a missa de encerramento da primeira bênção de São Félix de 2011. Durante todo o dia, os fieis fizeram confissões, participaram das seis celebrações e receberam a bênção do santo italiano.

“Pela fé, para agradecer, pedir perdão por algumas falhas cometidas no ano passado e pela solução dos problemas”, essas foram as razões que levaram a dona-de-casa, Ana Maria Vieira (foto), e milhares de pessoas à basílica. Ana Maria participa com frequência do ritual da bênção de São Félix, que acontece todas as sextas-feiras. Emocionada, revelou que tinha muito mais motivos para agradecer do que para pedir.

A fé ultrapassa os limites do tempo. Ela não tem idade. Diversas crianças, adultos e idosos escutavam atentas as palavras de dom Fernando Saburido. “Jesus sempre age a partir da fé dos homens”, afirmou o arcebispo em sua homilia. Refletindo sobre a passagem do Evangelho, que relata a cura do leproso, dom Fernando afirmou: “A cura espiritual aconteceu após a cura física.” E destacou a importância de iniciativas para o combate à hanseníase. Entre elas, o projeto Caminhando juntos para controlar a hanseníase em Pernambuco realizado através de parceria entre a Arquidiocese de Olinda e Recife, por meio da Pastoral da Saúde, e a Secretaria de Saúde do Estado.

O arcebispo enfatizou ainda a necessidade dos católicos assumirem a missão que lhes foi confiada no batismo: “Diante dos desafios atuais da Igreja, precisamos ser mais comprometidos com o anúncio da Boa-Nova.” E acrescentou: “Muito mais do que falar, o mais importante é ser coerente com o que se prega. O que é preciso é essa busca pela santidade.”

Dom Fernando relembrou a implantação da Pastoral de Rua, que aconteceu no mês de dezembro, com um jantar oferecido aos moradores de rua no mesmo pátio onde estava sendo celebrada a missa. “Não podemos ficar apenas naquela ação. Temos que estar mais próximo dos irmãos de rua. Precisamos fazer alguma coisa para mudar esse quadro doloroso para que todos vivam com dignidade”, disse.

O reitor da Basílica da Penha, frei Luís de França, completou 20 anos de sacerdócio e recordou alguns fatos ocorridos ao longo da sua vida religiosa. Em boa parte das paróquias onde trabalhou, o frei se dedicou à construção e reforma de igrejas. “Pedi ao provincial (da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos) que me transferisse para um lugar onde não houvesse construção e por obra de Deus, eu vim para a basílica, que é a mais desafiante das reconstruções”, historiou o religioso. A Basílica de Nossa Senhora da Penha está sendo restaurada há mais de três anos e serão, pelos menos, mais três anos, até que todo o minucioso trabalho seja concluído.

Ao final da celebração, os devotos receberam a benção de São Félix com o óleo da unção e a aspersão de água benta. O arcebispo de Olinda e Recife participou do rito dando a bênção aos fiéis com o óleo.

0 comentários: