quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Moradores do Agreste juntam dinheiro e constroem ponte sobre o rio

A obra que foi construída com o dinheiro do povo agora tem sua regularidade questionada pelo poder público

Sítio dos Patos é uma comunidade dividida ao meio pelo rio Capibaribe. Os moradores do local, que fica entre os municípios de Caruaru e Frei Miguelinho, no Agreste do Estado, precisavam de uma ponte para passar de um lado para o outro. Cansados de esperar pela ajuda do Poder Público, conseguiram juntar R$ 300 mil e mandaram construir uma ponte com 110 metros de comprimento e 6 metros de altura sobre o rio.

Cerca de 1.500 habitantes sempre tiveram que lidar com essa divisão natural das águas do rio. Mas, na época de cheias, a economia do Sítio Patos, que é baseada em confecção, ficava realmente partida ao meio. “O lado de Caruaru geralmente é mais fabrico e a gente oferece oportunidades de serviço no lado de Frei Miguelinho, por isso dependemos desse pessoal para trabalhar lá. Quando chovia, era o maior problema e a gente chegava a fechar o fabrico por falta de mão de obra”, afirma o comerciante Evaldo Heleno (foto 3).

De acordo com os moradores, a comunidade tentou procurar ajuda do poder público, mas a resposta era sempre negativa. Eles então se organizaram, fizeram cotas e conseguiram levantar recursos para financiar a construção da ponte, obra que teria sido feita com a supervisão de um engenheiro. O prefeito de Frei Miguelinho, Luiz Severino da Silva (foto 4), confirma que foi procurado pelos moradores do Sítio Patos há cerca de um ano. “Os vereadores me procuraram, mas eles não queriam esperar que fosse feito um projeto de parceria entre Riacho e Frei Miguelinho, pois era urgente, e o que eu pude fazer foi ajudar”, explica o prefeito.

Segundo Luiz Severino, a Prefeitura de Frei Miguelinho contribuiu para a construção da ponte, pois R$ 8 mil foram investidos na compra de ferro e cimento. O prefeito também informou que levou um engenheiro da Prefeitura para verificar o andamento da obra. “Ele disse que a obra estava sendo benfeita, mas não deu uma garantia, pois quem estava fazendo a ponte não estava com um projeto de engenharia”, afirma o prefeito.

O secretário-adjunto de Obras de Caruaru, Verinaldo Gouveia (foto 6) contou que o secretário de obras do município, Severino Monteiro dos Santos, visitou o local há seis meses acompanhado de um engenheiro. “O secretário observou que a obra era totalmente irregular, pois não tinha solicitado projeto estrutural e não tinha responsável técnico”, afirma Verinaldo Gouveia.

Na última terça-feira (11), Verinaldo Gouveia e um representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea), Antônio Dagoberto, fizeram uma vistoria na ponte. O Crea solicitou aos moradores o projeto da construção da ponte para identificar quem foi o engenheiro responsável e verificar se os cálculos da estrutura estão certos.

Já a Prefeitura de Caruaru informou que vai fazer um estudo para verificar se a ponte foi construída de forma correta. De acordo com os moradores, a ponte será inaugurada no próximo sábado (15).

0 comentários: