quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Hospital Psiquiátrico Alberto Maia encerrou as atividades nesta quinta

Da Redação do pe360graus.com

Após a saída dos últimos pacientes internados, o Hospital Psiquiátrico Alberto Maia, localizado em Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife oficialmente encerrou suas atividades. Uma cerimônia de descredenciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) realizada na manhã desta quinta-feira (30) marcou o fechamento do maior manicômio do Estado, que não recebia pacientes desde 2001.

O fechamento do manicômio estava previsto desde 2004, por determinação do Programa Nacional de Avaliação dos Hospitais Psiquiátricos do Ministério da Saúde, devido à situação de abandono em que se encontrava. Ao longo dos 35 anos em que funcionou, o Hospital Psiquiátrico Alberto Maia recebeu mais de mil doentes com problemas mentais vindos de 80 municípios de Pernambuco.

Os últimos funcionários a deixar o local ainda estavam desolados com o fim das atividades do hospital. “O sentimento é de mágoa e de tristeza, pois é a casa da gente também”, conta o ex-porteiro do hospital Anísio Batista da Silva (foto 5).

A cerimônia da manhã desta quinta (30) reuniu pacientes, parentes e representantes da luta pelo fechamento dos manicômios e do setor de saúde mental. “É uma vitória muito grande, uma conquista da luta manicomial, da gestão”, afirma a psicóloga Nelma Melo.

A gerente da secretaria de atenção à saúde mental de Pernambuco, Marcela Lucena (foto 6), informou o que será realizado para substituir os serviços do hospital psiquiátrico. “A meta é que a gente possa abrir serviços substitutivos ao hospital psiquiátrico como centro de atenção psicossocial, ambulatórios, além de programas de saúde mental e saúde da família”, explica Marcela.

0 comentários: