sábado, 11 de dezembro de 2010

Arquidiocese e Prefeitura de Jaboatão se unem para construir centro de recuperação para drogados

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Antônio Fernando Saburido e o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Elias Gomes, se reuniram na manhã da última quinta-feira, 9, para discutir a implementação de uma unidade da Fazenda da Esperança no município, a primeira da Arquidiocese.


O encontro que aconteceu no Palácio dos Manguinhos, bairro das Graças, contou com a presença da secretária de Promoção Humana e Assistência Social, Maria do Socorro Araújo e o secretário de Segurança Cidadã e Direitos Humanos Cláudio Carraly, ambos de Jaboatão, e ainda, a deputada estadual Terezinha Nunes.


Na reunião ficou confirmada a doação de um terreno de 30 hectares, localizado no bairro da Muribeca. “Já conseguimos a liberação do terreno. Na próxima terça-feira (14) a arquiteta da Arquidiocese vai visitar o local e começar o projeto da planta”, afirmou o Elias Gomes. “Em janeiro do próximo ano será oficializada a doação”, completou.


Para construir o centro de recuperação de jovens dependentes químicos que, inicialmente, terá duas casas, um refeitório, uma capela e uma quadra poliesportiva, dom Fernando e Elias Gomes vão buscar apoio com todos os setores da sociedade civil. “Junto com a Arquidiocese vamos fazer um plano de captação de recursos para construção e manutenção da Fazenda. Teremos campanhas para envolver todo mundo, empresários e pessoas físicas”. adiantou o prefeito. “Precisamos envolver a sociedade, pois as drogas é um problema de todos”, completou o arcebispo.


Estiveram também na reunião o ecônomo e o assessor jurídico da Arquidiocese Mivacyr Meira Lima e Márcio Miranda respectivamente, o fundador da comunidade Obra de Maria, Gilberto Barbosa e o diretor comercial da Rádio Olinda, Aderval Barros.


Fazenda da Esperança

É uma associação de fiéis reconhecida pela Igreja Católica, que trabalha em diversos campos sociais, mas o principal é a recuperação de jovens dependentes químicos. A obra nasceu em 1992, na cidade paulista de Guaratinguetá, sob a coordenação do frei Hans Stapel.


A Família da Esperança tem 47 fazendas espalhadas pelo Brasil e mais dez em outros países, dentre eles México, Alemanha e Filipinas. A Fazenda da Esperança abriga no seu seio a diversidade e a complementaridade de diversas formas de vida, pelo reino de Deus: os celibatários, os casados, os religiosos e os sacerdotes.

0 comentários: