quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Secretário Geral da CNBB assessora a 42ª Assembléia Pastoral do Regional Nordeste 2





A abertura da 42ª Assembléia Pastoral Regional, realizada no Convento Ipuarana (Lagoa Seca - PB), nos dias 25 a 28 de setembro, trouxe a marca da experiência das Santas Missões Populares á luz do Documento de Aparecida. As Dioceses presentes compartilharam de suas experiências e chamaram estes novos comportamentos, atitudes, reações, de "luzes", que mostram o caminho trilhado pelo povo, a revelação da missionariedade dos cristãos leigos, sua descoberta para o serviço pastoral e sua pertença à Igreja.

O ardor missionário é outra característica marcante destes novos tempos. Com a implantação das SMP e o estudo do Documento da V Conferência Latino Americana, realizada em Aparecida nos dias 13 a 31 de maio, deste, com a presença de Sua Santidade o Papa Bento XVI, confirma ainda mais o papel revelador da Igreja Missionária, a necessidade de redimensionar o papel intrínseco da administração paroquial e viver a missão com intensidade.

O resgate da dignidade humana, a promoção da vida e a opção pelos pobres são fatores que vem a confirmar o compromisso da Igreja como instituição, e como promotora da paz entre os homens. Este compromisso se reveste da solidariedade e de sua preocupação com o andamento da humanidade nos dia de hoje.

O Regional Nordeste 2 é uma dos 17 regionais que compõem a CNBB. Aqui se encontram 4 Arquidioceses e 16 dioceses, seus Bispos, religiosos, religiosas, leigos e leigas, como prova deste senso de pertença cristã, sinal adquirido pelo Batismo, formando uma verdadeira rede de comunidades, nas quais trilham os objetivos das SMP, na centralidade da Palavra de Deus, no despertar da fé e na consciência do valor de ser Católico.

A abertura solene foi realizada pela Presidência do Regional Nordeste 2, Dom Antônio Muniz, o vice- presidente, Dom Jaime Vieira Rocha e o Secretário, Dom Genival Saraiva. Dom Dimas Lara Barbosa, Secretário Geral da CNBB.

João Adriano Silva
Assessoria de Imprensa

0 comentários: