sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Forte esquema de segurança para o clássico de domingo

Os torcedores que comparecerem ao Estádio dos Aflitos para conferir o clássico entre Náutico e Sport, neste domingo (23), vão encontrar uma novidade. Durante a partida do Campeonato Brasileiro, as torcidas dos dois times vão ser separadas por tapumes de madeira na arquibancada. A medida foi uma recomendação do Ministério Público que se reuniu ontem (20) com várias autoridades e representantes das equipes. A intenção é evitar as costumeiras provocações entre os torcedores na chamada "região de fronteira", além do arremesso de objetos e outras agressões mútuas. Ontem à tarde, as peças já estavam sendo colocadas nos seus devidos lugares.
Além dos tapumes, a Polícia Militar e o Batalhão de Choque contarão com 360 homens para executar o esquema de segurança montado pela PM. Só dentro do estádio estarão 172 homens, sendo 147 do Batalhão de Choque e 25 policiais com cães. Já do lado externo serão 188 homens, onde serão 130 policiais do 13º Batalhão da PM e o restante dividido em Rádio Patrulha, Patrulha de Trânsito, Guarnição Especial da Policia Montada e Rondas Ostensivas com Apoio das Motocicletas.
Toda essa estrutura montada pela PM é para evitar confusões entre as torcidas rivais de Sport e Náutico, como aconteceu no Campeonato Pernambucano deste ano.
O comandante do Batalhão de Choque da Polícia Militar, tenente-coronel Luís Aureliano, se reuniu no início da semana com os torcedores da Jovem e Fanáutico para passar instruções de como será a entrada de cada uma no estádio, fazendo uma espécie de parceria com as torcidas organizadas. Ele também destacou que os torcedores do Sport que tentarem se beneficiar do programa Todos Com a Nota e se infiltrar na torcida alvirrubra serão retirados do estádio sumariamente, já que apenas a torcida do Náutico pode trocar os ingressos. Sobre a questão de proibir a utilização de bandeirolas e papel picado pelas torcidas, alegando ser uma forma de objetos ilícitos passarem camuflados ante a fiscalização, Aureliano comentou que se trata de bom senso, mas diz que está aberto para conversa e sugestões.
ESCOLTAA Torcida Jovem do Sport será escoltada pela Polícia Militar, no dia do clássico, desde a Ilha do Retiro até os Aflitos. Ficou decidido que os torcedores vão realizar o percurso a pé.

0 comentários: