sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Festa Literária de Porto de Galinhas começa hoje



A Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto) começa hoje (27) com rodas de poesia, recitais, debates, palestras, artistas, escritores e lançamentos. A abertura oficial da 3ª edição do evento será feita pelo curador Antônio Campos, a partir das 17h, no auditório do Hotel Armação, com recital do poeta Marcus Accioly e do pesquisador Edson Nery, palestra da escritora Nélida Piñon e lançamento da “Antologia Panorâmica do Conto em Pernambuco”, organizada por Campos e Cyl Galindo.
A grande novidade para este ano é a perspectiva internacional do evento, que vai falar três línguas: o português, o espanhol e o inglês. A ênfase será no intercâmbio cultural entre os países latino-americanos, cujos autores vão comparecer em peso na Fliporto: Luiz Alberto Crespo (Venezuela), Arturo Corcuera (Peru), Luiz Eduardo Rendón (Colômbia), Aitana Alberti (Argentina), Cristino Bogado (Paraguai), Ignacio Padilla (México) são alguns nomes confirmados. Entre os brasileiros, Fernando Moraes e Zuenir Ventura comandam painel sobre Literatura e Imprensa, os acadêmicos Moacyr Scliar e Sábato Magaldi falam sobre Literatura na ABL, Raimundo Carrero presta homenagem à África e os pernambucanos Jomard Muniz de Brito e Micheliny Verunschk debatem o tema Poesia e Performance.
Serão dezenas de homenageados nesta edição. As mulheres, representadas nas figuras de Nélida Piñon, Clarice Lispector e Frida Kahlo, ganharão um painel especial comandado por Lucila Nogueira, Fátima Quintas e Luzilá Ferreira. O escritor Ariano Suassuna não só recebe homenagem como vai estar presente, ministrando aula-espetáculo na manhã de domingo. A atriz Maitê Proença, o escritor e crítico Nelson Motta e a ex-garota de programa Bruna Surfistinha também vão estar presentes na Fliporto.
As palestras, painéis e parte dos lançamentos vão acontecer no auditório do Hotel Armação e os interessados em participar podem se inscrever pelo site
www.fliporto.com. Já as noites de autógrafo, mostras de cinema, shows e as disputadíssimas festas que prometem ferver a noite de Porto serão na Casa Latino-América, um espaço à beira-mar idealizado para receber todo o agito do balneário mais cult do nosso litoral.

0 comentários: