segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sistema nacional cadastra empresas que queiram vender ou doar resíduos

Basta ter CNPJ e estar regularizado na Receita Federal; inscrições para o Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos já estão abertas e são gratuitas, saiba como fazer

Do pe360graus.com
De olho nas sobras ou no lixo reciclável, empresas estão faturando e, ao mesmo tempo, limpando o meio ambiente. Recentemente o Sistema Indústria lançou uma nova alternativa para quem compra, vende ou quer doar material reciclável existe na internet, com cadastro gratuito: é a "Bolsa de Resíduos", uma espécie de feira pela internet. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fiepe, 25,7% das indústrias comercializam resíduos industriais e 13,6% afirmaram pretender comercializar.
Podem se cadastrar quaisquer entidades que possuam Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), o que inclui empresas e cooperativas de catadores, por exemplo. “É só entrar no site do Sistema Integrado de Bolsas de Resíduos e fazer o cadastro”, explica a coordenadora de competitividade industrial do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Ana Carolina Brígido.
De acordo com ela, a Bolsa de Resíduos tem como propósito a promoção da livre negociação entre indústrias, conciliando ganhos econômicos com ganhos ambientais, através do anúncio de resíduos para compra, venda, troca ou doação. Os resíduos podem ser classificados por categorias de procedência e sub-divididos em função da sua condição de qualidade, acondicionamento, uso ou negociação pretendida.
“Esse sistema é gratuito para as empresas, para promover a redução do impacto ambiental. A bolsa é voltada para resíduos industriais, não domésticos ou públicos, que serão utilizados como insumo para outras indústrias”.
COMO FAZER
Para participar, o interessado deve inicialmente escolher uma bolsa do Sistema Integrado clicando, de preferência, em seu estado de origem, por causa das facilidades para contato e atendimento. Quando o estado ainda não estiver no Sistema Integrado, pode-se escolher qualquer estado participante.
Na página local da bolsa escolhida, o participante deverá preencher o cadastro que será avaliado pela equipe técnica das bolsas de resíduos do estado participante do Sistema Integrado. Esses profissionais são responsáveis pela aprovação de cadastros e anúncios das empresas em suas bolsas de resíduos.
O sistema de cadastro é o mesmo para todas as Bolsas do Sistema sendo exigido dos participantes o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e o Cadastro Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). O cadastro do participante é feito uma única vez e vale para todo o Sistema Integrado.
Após aprovação, o participante poderá cadastrar os anúncios para venda, compra, troca ou doação de resíduos. “O sistema é seguro”, garante Aba Carolina Brígido. “Depois que a gente verifica que a empresa está regular no sistema da Receita Federal, a gente disponibiliza como participante do sistema no site”.
No Brasil, seis estados, estão participando: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná e Pernambuco. O próximo estado a participar deve ser o Rio Grande do Sul. “A vantagem é que podem fazer contatos entre as bolsas, integrando os sistemas, para que o anúncio da empresa esteja disponível no Brasil todo”, afirma a coordenadora do IEL.

0 comentários: