segunda-feira, 27 de julho de 2009

Professores estaduais de Pernambuco continuam em greve

Após assembleia da categoria, os docentes seguem em passeata até a Secretaria de Educação
Da Redação do pe360graus.com
A greve dos professores estaduais continua. A decisão foi tomada em assembleia na tarde desta segunda-feira (27), na quadra do Instituto de Educação de Pernambuco (IEP), em Santo Amaro. Após o encontro, por volta das 16h30, os professores saíram do local e seguem em caminhada até a Secretaria de Educação, passando pelos palácios do Governo e da Justiça.
Os alunos da rede estadual deveriam ter retornado às aulas no dia 9 de julho, após o recesso de São João, mas muitos professores não voltaram às escolas. Os docentes em greve pedem um reajuste salarial de 19%.
A continuidade da greve, que teve início no dia 6 de julho, contraria uma liminar da Justiça que definiu a paralisação como ilegal e impôs uma multa de R$ 20 mil para cada dia parado. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco (Sintepe) entrou com um recurso junto ao Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), no final da tarde desta segunda (27), contra a liminar.
De acordo com o último balanço da Secretaria de Administração, dos 40 mil professores da rede, apenas 3.493 estavam parados. Já o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco diz que 80% das escolas estaduais estão sem aulas.
Para pressionar os grevistas, o Governo do Estado decidiu bloquear o pagamento dos salários, cortou a bonificação por desempenho educacional e publicou dois editais para contratar 2.206 professores temporários.
A Secretaria de Administração (SAD), em nota ä imprensa, informou que reajustes salariais só poderão ser negociados a partir do fechamento do segundo quadrimestre de 2009.

0 comentários: