terça-feira, 27 de outubro de 2009

Absurdo: Feira da Sulanca em Caruaru serve de ponto para comércio ilegal de animais

Chega a 300 o número de aves apreendidas, nesta terça-feira (27), pelo Ibama em Caruaru, no Agreste pernambucano. A operação do Ibama terminou com R$ 140 mil em multas aplicadas e na detenção de seis pessoas apenas para esclarecimento.

Entre os pássaros apreendidos havia canários-da-terra, curiós, trinca-ferros, galos-de-campina e pintassilgos – estes últimos ameaçados de extinção. Cerca de metade dessas aves estava à venda na Feira da Sulanca. Os demais animais foram recolhidos nas casas dos comerciantes ilegais. Segundo os fiscais do Ibama, tanto na feira como nas residências, as condições em que as aves estavam sendo mantidas eram precárias.



A operação apurou que nenhuma das aves tinha origem legal nem seus portadores possuíam cadastro de criador, o que configura crime ambiental. Além das multas, os infratores estão sujeitos a pena de até um ano de detenção.



As aves que estiverem em boas condições de saúde serão soltas após perícia de veterinários. As que estiverem doentes ou com a mobilidade comprometida ficarão em recuperação no Centro de Triagem de Animais Silvestres, de onde serão transferidas para criadouros autorizados.



Este ano, em quatro operações do Ibama em Caruaru, cerca de mil animais já foram apreendidos.



As pessoas detidas têm prazo de 20 dias para apresentar defesa ao Ibama.

0 comentários: