terça-feira, 2 de junho de 2009

Professores e Prefeitura do Recife fazem acordo para encerrar greve

Aulas voltam ao normal nesta terça-feira; piso nacional vai ser implantado para os docentes da rede municipal

Da Redação do pe360graus.com

Os professores da rede municipal de ensino do Recife decidiram, nesta segunda-feira (1º), pelo fim da paralisação, iniciada na última quarta-feira (27). A partir desta terça (2), as escolas voltam a funcionar normalmente.
A Prefeitura do Recife aceitou as reivindicações da categoria, sendo a principal delas a implantação do piso salarial nacional (R$ 1.132) - para todos os professores da rede municipal, a partir de julho - o que representa aumento de 21% no salário de todos os professores e um custo de R$ 18 milhões para a prefeitura.
Além disso, também ficou acertado o recesso para os coordenadores pedagógicos e a convocação, até o mês de agosto, de 550 aprovados no último concurso da educação para professor do nível 1, para atender turmas de educação infantil e ensino fundamental (1° e 2° ciclos). Já a carga horária dos professores que exercem função de gestor escolar será discutida quando houver a revisão do Plano de cargos e Carreiras.
A Secretaria de Educação também se comprometeu a implantar um programa voltado para ofertar novas tecnologias aos professores, entre elas notebooks para uso nas atividades pedagógicas e garantia de conexão a internet, por meio de banda larga e disponibilidade de portal na web para auxiliar os docentes nas atividades cotidianas de planejamento pedagógico.
A Prefeitura também acordou implementar um programa de incentivo à pós-graduação, com garantia de 12 turmas , por ano, de especialização em educação, com média de 35 por turma. O programa beneficiaria 420 docentes em 2009, totalizando 48 turmas em quatro anos.
NOVO CALENDÁRIO
Por causa da greve, o início do recesso do meio do ano será no dia 25 de junho, para igualar o calendário da rede municipal ao da estadual.

0 comentários: