segunda-feira, 29 de junho de 2009

CELPE: Cortes irregulares revoltam recifenses

Denuncia: A CELPE, Companhia energética de Pernambuco, vem autorizando a suspensão no abastecimento de energia elétrica em residências do Recife de forma indevida e abusiva.

Um consumidor revoltado nos enviou um e-mail em que denuncia a CELPE e suas prestadoras de serviço de estarem intimidando os clientes para interromper o fornecimento de energia elétrica, antes mesmo de chegar a segunda fatura. “Falando alto e com tom de ironia, dois funcionários de uma terceirizada, na qual não foi possível ver o nome e não usavam crachá, subiram no poste, cortaram a energia e levaram a fiação. Quando argumentei dizendo que apenas uma fatura estava em aberto e que não tinha sido avisado previamente e nem mesmo recebido a outra conta, que normalmente vem com o aviso de débito em anexo, o funcionário gritou do meio da rua: pague suas contas que a CELPE não corta” afirmou José Manoel de Souza morador da Iputinga.

Outros moradores do bairro confirmaram a versão contada pelo Senhor José Manoel e contaram outros casos, mostrando que não se trata de um fato isolado.

De acordo com a ANEEL, Agencia Nacional de Energia Elétrica, todo consumidor tem que receber um aviso de débito formal da empresa antes da suspensão do fornecimento e toda suspensão indevida deve ser religada com no máximo quatro horas após a suspensão, sem nenhum ônus para o consumidor. A CELPE ou sua prestadora de serviço tem que, especificar em seus avisos de débito, os valores das faturas anteriores.

A orientação para estes casos é que os moradores acionem os órgãos de proteção ao consumidor ou o Ministério Público.

0 comentários: