terça-feira, 9 de junho de 2009

Metrô do Recife fará greve de 48 horas

Os metroviários prometem uma paralisação a partir das 8h30 desta terça-feira (9) no Recife, com duração até a próxima quarta (10). Para dar suporte aos usuários do metrô, o Grande Recife Consórcio de Transporte montou um esquema de reforço emergencial de ônibus.

O serviço prevê um reforço imediato na operação de seis linhas e 38 ônibus ao longo do corredor do metrô, com linhas emergenciais, mudanças e prolongamentos de itinerários, estocagem de veículos, redução de intervalos de viagens e fiscalização intensiva de 50 fiscais, a fim de deslocar coletivos para qualquer linha que apresentar necessidade.

Entre Jaboatão e o Centro do Recife funcionarão emergencialmente as linhas Jaboatão/Barro com seis veículos, intervalo de 15 e Joana Bezerra/Afogados/Barro, operando com seis coletivos e um intervalo de 15 minutos. A terceira linha criada emergencialmente para atender a demanda será a Barro/Camaragibe, disponibilizando oito coletivos. Juntas, as linhas irão operar com uma frota de 20 coletivos, cobrando à tarifa do anel A (R$1,85).

Já a linha Jaboatão (Parador) será reforçada com 04 ônibus a mais, além do itinerário da linha Camaragibe/CDU, que irá ser ampliado até o Terminal Integrado do Barro. Na Estação Joana Bezerra, a linha Circular IMIP funcionará com mais dois ônibus, fazendo a ligação com a Estação Recife.

Todas as empresas de ônibus terão ônibus reserva disponíveis para reforçar qualquer linha em que seja verificado excesso de demanda. A fiscalização também poderá deslocar veículos de linhas de menor movimento. Os usuários podem obter informações sobre o esquema emergencial pelo 0800.0810158 ou no site do Grande Recife Consórcio.

NOTA
Em nota, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) - Metrorec informou que a greve deve durar um período de 48 horas. A Linha Centro, que possui a maior demanda do sistema, realizará viagens nos horários de pico, entre 5h e 8h30 e das 16h30 às 20h. As Linhas Sul e Diesel não estarão disponíveis. Na quinta-feira (11), o sistema deve voltar a funcionar normalmente.Sobre a paralisação, a CBTU disse que a próxima rodada de negociações do Acordo Coletivo de Trabalho será realizada em Brasília, nos dias 17 e 18 de junho, e que a expectativa é a conclusão das negociações.

0 comentários: