sexta-feira, 24 de abril de 2009

PROFESSORA DA REDE PÚBLICA ALIA TECNOLOGIA À EDUCAÇÃO PARA DIVULGAR ASSUNTOS DIDÁTICOS EM WEBBLOGS



Do portal educacao.pe.gov.br

‘Unir o útil ao agradável’. Foi com esse pensamento que a professora de história Lucileide Lima, da Escola Estadual Custódio Pessoa, em Paulista, Região Metropolitana do Recife, promoveu uma grande mudança na unidade de ensino. Fã número um das diversas tecnologias, com destaque para informática, atribuiu aos conteúdos tradicionais de sua disciplina às novas formas de ensinar e atraiu a atenção de seus estudantes e de unidades vizinhas.

‘Queria transformar minhas aulas em atividades mais atraentes e dinâmicas, e com isso busquei utilizar os meios tecnológicos e os resultados foram surpreendentes’, diz a professora, que através de sua didática conseguiu, além da interação dos alunos, desenvolver um projeto macro - o webblogs. Ela é uma das docentes beneficiadas com o Programa Professor Conectado, do Governo do Estado, que entregou a cada professor da rede um notebook.

O webblog é uma rede de blogs desenvolvida por professores e estudantes da escola e conta com adesão das disciplinas de matemática, química e inglês. Atualmente o projeto possui oito blogs: Custódio Pessoa – Vestibular Seriado; Teacher Waquíria Souza; Educar Tecnologias; Histori@ & Jogos; História; Escola Custódio Pessoa (Oficial); Bendita seja Matemática; e Química Eversan.

Segundo a professora o projeto é aberto a todos e tem conquistado a cada dia a adesão de mais alunos. ‘Eles participam de todas as etapas, tanto na pesquisa, produção dos textos e atualização dos blogs, como também utilizam os blogs como fonte de informação e conteúdos’. Essa iniciativa tem atraído ainda ex-alunos da escola e que hoje estudam em outras unidades.

Em 2007 a escola participou do Prêmio Tecnologia a Serviço da Educação, que tem como objetivo valorizar as experiências e iniciativas dos alunos e docentes da rede, e foi uma das vencedoras com o projeto ‘Nem tudo na rede é peixe: ensinando a pesquisa na internet através da biblioteca virtual Custódio Pessoa’. ‘Participar do Prêmio também nos possibilitou melhorar e ampliar a estrutura do Projeto, pois através da premiação a unidade ganhou um kit escolar composto por um projetor multimídia, uma tela de projeção, um notebook, uma filmadora digital, uma câmara digital, além de cinco pen drives, cinco web-cams, um gravador/reprodutor de DVD, uma televisão 29’, um multi funcional laser e um guia rápido para instalação do kit’.

Para este ano, a escola já está inscrita nas Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE), uma competição virtual que envolve jogos digitais e conteúdos educacionais, realizada pela Secretaria de Educação, em parceria com o Porto Digital.

Para quem quiser conhecer a webblogs da Escola Custódio Pessoa basta acessar os endereços eletrônicos: www.lucilleide.blogspot.com e www.escolacustodiopessoa.wordpress.com.

0 comentários: