sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Olinda Arte em Toda Parte entra em cartaz nesta quinta




Com informações da Assessoria de OlindaA cidade de Olinda, com 25 anos como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, respira arte, cultura e tradição. Com todos estes atrativos, entra em cartaz, de 22 de novembro a dois de dezembro, a sétima edição do Olinda Arte em Toda Parte. O projeto transforma as ruas e os becos da cidade alta numa imensa galeria ao ar livre. Obras de arte poderão ser conferidas e adquiridas também em bares e restaurantes, hotéis, pousadas, museus, igrejas, além dos 120 ateliês, espalhados no Sítio Histórico.
Este ano, cerca de 400 artistas plásticos participarão do projeto. O Olinda Arte em Toda Parte vai homenagear as bodas de prata do principal título concedido ao município pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), além dos 80 anos de um dos principais incentivadores da cidade na conquista pelo título de patrimônio histórico e cultural do mundo, o artista plástico e designer gráfico pernambucano Aloísio Magalhães, na época secretário do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan).
O evento oferece uma novidade para os que vão de carro até o Sítio Histórico nos finais de semana de visitação (24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro). Os visitantes poderão deixar seus carros no estacionamento do Centro de Convenções, próximo ao perímetro do projeto. De lá, haverá transfer gratuito até o Sítio Histórico e de volta, das 15h às 21h.
A programação é diversificada, a exemplo da Mostra Panorâmica Virtual, reunindo as obras dos artistas que integram o catálogo oficial da 7ª edição do projeto. A exposição virtual acontece no Mercado Eufrásio Barbosa, de segunda à sexta-feira entre 9h e 21h, a partir do dia 22, no Largo do Varadouro.
HomenageadoUma mostra do Olinda Arte em Toda Parte já pode ser conferida durante a exposição A Olinda de Aloísio Magalhães, aberta no último dia cinco de novembro no salão do Mercado da Ribeira, no Sítio Histórico, data em que o artista pernambucano completaria 80 anos, se estivesse vivo. Para ter acesso ao Olinda Arte em Toda Parte não será preciso pagar nada. Os ateliês e espaços culturais que estarão abertos ao público durante toda a semana, sobretudo nos dois finais de semana consecutivos do evento - dias 24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro, das 15h às 21h, quando vans farão o translado gratuito pelo circuito do projeto.
O conjunto de 11 desenhos produzidos por Magalhães, e depois transformados em litografias na Oficina Guaianases em Olinda, compôs o álbum que foi parte da argumentação que levou a cidade a conquistar o titulo concedido pelo Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco. Olinda foi a segunda cidade do país a receber o título. A cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, recebeu o título em 1980. Programação principalExposição Guaianases de Gravura - Anos 70Atelier das Artes - Rua de São Bento, 233, VaradouroSegunda a sexta, das 9h às 19h e sábados e domingos, das 15h às 20hA Olinda de Aloisio MagalhãesMercado da Ribeira - Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n, CarmoSegunda a sexta, das 9h às 18h; sábados e domingos, das 15h às 20hBajado na Prefeitura de OlindaPalácio dos Governadores - Rua de São Bento, 123,VaradouroSegunda a sexta, das 9h às 19h; Sábado e domingo, das 15h às 20hSerenataPraça da Igreja de São Pedro24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro, a partir das 19hTransporte (vans)Centro de Convenções e Mercado Eufrásio Barbosa24 e 25 de novembro, das 15h às 21hProgramação Mercado Eufrásio BarbosaAbertura22 de novembroDiva, performance de Bárbara Collier, com participação de Clarissa Diniz e Zel GarrettFragmentos de uma Pequena Subversão, performance de Valéria VicenteSegunda (26)Rafael Sorrer (poesia)Rivani, Cangaceira do Cordel (cordel)Pocket show da banda Dom JardelJúnior Jox e Projeto Arte de Rua (grafite)Rosas Urbanas e Nação Break (break)Le Bustier en Décadence (música e performance)Terça (27)Processo 2.Soma, performance envolvendo sapateado, música e projeção de Marco Bonachela Mostra de Vídeo - Telephone ColoridoPocket show da banda RivotrillQuarta (28)Gilsinho e Michael Loveman, duo instrumentalHuggo Mala e Pelo Seco, malabares com projeçãoPocket show da banda Pra MateuzQuinta (29)Você..., performance de Júnior Aguiar e Fernanda SoveralCommunis, performance do coletivo Casa de MarimbondoMostra de videoarteTrancado, sem rosto e atirando bombas, performance de Wolder WallaceDinheiro abatido... População abatida..., instalação de Júlio César da SilvaIntervenção do coletivo Branco do OlhoPocket show da banda Os mufinosSexta (30)Geladeira Metal, show performancePocket show da banda Zé Cafofinho e suas correntesServiçoOlinda Arte em Toda a Parte 7ª ediçãoDe 22 de novembro a dois de dezembro- Visita a mais de 120 ateliês incluídos no circuito, além de bares, restaurantes, pousadas, hotéis e mercados públicos.
- Haverá vans gratuitamente circulando por todo circuito de ateliês do Sítio Histórico, durante os fins de semana, nos horários de visitação - dias 24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro, das 15h às 21h - saindo de 10 em 10 minutos de pontos centrais.
- Haverá transfer gratuito do estacionamento do Centro de Convenções para o Mercado Eufrásio Barbosa, nos horários de visitação - dias 24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro, das 15h às 21h.
Visitação aos ateliês (dia em que o artista está presente no ateliê)Sítio Histórico de Olinda24 e 25 de novembro e um e dois de dezembro de 2007 (dias em que os artistas estão presentes nos ateliês)Das 15h às 21hInformações: (81)3429-3594/3429.2134 ou
arteemtodaparte@uol.com.br www.olindaarteemtodaparte.com.br

0 comentários: