terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Presidente da CNBB celebrará Missa em homenagem ao Centenário de Dom Helder Camara


O Presidente da CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Geraldo Lyrio, estará em Recife, no próximo dia 07, para celebrar os cem anos de nascimento do ex-arcebispo de Olinda e Recife Dom Helder Camara.

A comissão que organiza as comemorações do ano rumo centenário de Dom Helder - CNBB NE2, Arquidiocese de Olinda e Recife, Instituto Dom Helder Camara (IDHEC) e Universidade Católica de Pernambuco - preparou juntamente com a Prefeitura do Recife e com o Governo do Estado além de outras entidades, uma grande Celebração Eucarística que será realizada em frente à igreja das Fronteiras, local onde Dom Helder viveu por muitos anos, no próximo sábado dia 07, dia do nascimento de Dom Helder, às 16 h. Para esta celebração, que será presidida por Dom Geraldo Lyrio e concelebrada por dezenas de Bispos e Padres, estão sendo esperadas cerca de duas mil pessoas de várias partes do Nordeste e de todo Brasil.

Antes da Celebração, a ECT Empresa de Correios e Telégrafos, entregará a várias autoridades e representantes de movimentos criados por Dom Helder, um selo que homenageia o seu centenário.

Durante o dia 07, as igrejas de Olinda e Recife tocaram seus sinos às 06h, 12h e 18h para homenagear o ex-arcebispo e logo após a missa, será inaugurada no pátio das fronteiras, uma escultura de Dom Helder.

Vários meios de comunicação e entidades de toda natureza estão homenageando no Brasil e no exterior o centenário de Dom Helder.

Confira a programação das homenagens no exterior:

PROGRAMAÇÃO NA ALEMANHA - Sob a coordenação da Adveniat alemã:

· Um Seminário em parceria com a Miserior e a Universidade de Munster;
· Duas noites de leitura, meditação e música destinada à população, em parceria com a Faculdade Popular de Essen e a Casa de Formação;
· Exposição sobre Dom Helder, em parceria com a Associação Dom Helder - Memória e Atualidade, da França;
· Uma noite de programa de rádio sobre Dom Helder, em parceria com a Rádio da Diocese de Colônia;
· Publicação de Artigos sobre Dom Helder na revista trimestral Blickpunkt (“Ponto de vista”);
· Inclusão de textos de Dom Helder no site da Adveniat.
PROGRAMAÇÃO NA FRANÇA: Diversos atos estão sendo organizados pela “Associação Dom Helder - Memória e Atualidade”, sediada em Paris, sob a coordenação da José de Broucker,Hoje, dia 1º de fevereiro, está sendo colocado no ar, o Web Site www.heldercamara-actualites.org,
PROGRAMAÇÃO NO CANADÁ: Em Quebec, estão sendo organizadas, pelo clero local, homenagens canadenses para o Centenário de Dom Helder.

0 comentários: