terça-feira, 15 de março de 2011

Professores denunciam precariedade nas escolas do Recife

Do Folha Digital

O Sindicato dos Professores do Recife (Simpere) convocou a imprensa, nesta terça-feira, para fazer uma série de denúncias contra a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), da Prefeitura do Recife. Segundo a categoria, desde 2009 o órgão não cumpre os acordos realizados com o Simpere.

Os professores alegam desacordo com o “Pacto pela Valorização da Educação no Recife”, documento assinado pela Secretaria pelo órgão municipal e pelo Sindicato, e que tem o objetivo de atender algumas reivindicações da categoria e garantir a melhoria na educação da rede municipal.

Estrutura

Entre os principais pontos de insatisfação mencionados pelo Simpere, está a questão da estrutura das escolas municipais. Durante o encontro com a imprensa, a categoria relatou casos como superlotação, tetos prestes a desabar e paredes onde circula corrente elétrica, colocando em risco a vida dos alunos. Um dos casos mais graves citado pelo Sindicato é da Escola Municipal dos Coelhos. Outras quatro escolas também foram alvo de denúncias.

Salário e capacitação

Outro quesito analisado pela categoria é a questão salarial e de capacitação. De acordo com os professores, a Prefeitura do Recife continua sendo o município da RMR que paga os menores percentuais de titulação. O Simpere faz outras denúncias com relação a capacitações e carga horária de professores. Segundo o Sindicato, a Secretaria de Educação deveria implementar o programa de incentivo à pós-graduação, mas 10 turmas de pós-graduação que deveriam ter acontecido no período 2010/2011 ainda não foram abertas. A formação de professores para atender estudantes com necessidades especiais também não teria evoluído.

Concurso

Com relação ao preenchimento de vagas na rede municipal, a categoria lembra que a Prefeitura ainda não se posicionou sobre a convocação dos professores aprovadas em concurso em 2008. As vagas, atualmente, são ocupadas por estagiários.

Documento
Nesta quarta-feira, o Sindicato dos Professores do Recife vai fechar a pauta com todas as reivindicações. Um encontro será realizado no bloco G2 da Universidade Católica, às 14h. A documento será entregue no dia 22 de março a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL).







0 comentários: