terça-feira, 29 de março de 2011

Dois casos de dengue tipo 4 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde notificou os primeiros dois casos de dengue do tipo 4 em Pernambuco. A confirmação, em exame de isolamento viral feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), detectou a presença do novo sorotipo da doença em um homem de 27 anos, residente no município de Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, moradora de Serrita. Ambos estão curados e já retomaram suas atividades normais.

O homem de 27 anos apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no hospital da rede estadual Professor Agamenon Magalhães, localizado em Serra Talhada. Já a mulher de 59 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de fevereiro, tendo sido diagnosticada e assistida no hospital municipal Imaculada Conceição, em Serrita. A Vigilância Epidemiológica da SES, juntamente com as vigilâncias dos municípios, está investigando a trajetória dos pacientes para saber se viajaram ou tiveram contato com pessoas de outros estados.

A doença - Segundo o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, o tipo 4 tem os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito) dos outros circulantes (tipo 1 e 2), e o tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação. O sorotipo 4 não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular em nosso território após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de epidemia.

Ainda segundo ele, a medida mais eficaz de todas no combate à dengue é: não deixar a água parada e evitar o acúmulo de lixo. Levantamento mostra que 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios, por isso a população tem um papel fundamental no controle dos vetores.

Com informações da assessoria





0 comentários: