segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Celebração Eucarística pelo sétimo dia do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann


Por Valdemir França

Cerca de quinhentas pessoas participaram na noite desta segunda feira 18, da Celebração Eucarística pelo sétimo dia do falecimento da Dra. Zilda Arns Neumann 75, fundadora das pastorais da criança e da pessoa idosa.


A Celebração que aconteceu na igreja do Bom Pastor, igreja da CNBB NE2, foi presidida pelo Bispo de Pesqueira-PE, Dom Francisco Biasin e concelebrada pelos Padres Agenor Guedes Filho, Secretário Executivo da CNBB NE2, e Gilberto Luna, representante da Diocese de Palmares-PE. Estiveram presentes também, Religiosos e Religiosas, amigos que a Dra Zilda fez neste Regional e coordenadores da pastoral da criança.


Em sua homilia, Dom Francisco comentou os avanços que a pastoral da criança conseguiu, sobretudo no Nordeste brasileiro, no combate a fome, desnutrição e mortalidade infantil e fez questão de ler, na íntegra, o último discurso proferido pela Dra. Zilda na Capital do Haiti no último dia 12 em que pede aos agentes sociais locais que se unam na luta pela proteção à infância e na cobrança de políticas públicas para saúde e educação.




Antes da benção final, os presentes assistiram a homenagens emocionadas ao som da orquestra do Movimento Pró-Criança da Arquidiocese de Olinda e Recife e, envolvidos pelo clima de profunda emoção, cantaram, em um só coro, a canção “Amigos para sempre” em sinal de agradecimento a Deus pela vida da Dra. Zilda. Por fim, o Coordenador da Pastoral da Criança no Estado de Pernambuco, Agenaldo Lessa Leão, leu uma mensagem em alusão a vida da Dra. Zilda citando um pensamento de Dom Hélder Câmara: “existem pessoas que a gente não enterra, mas semeia” e concluindo com um pensamento da própria homenageada: “A Criança é semente de Paz ou de violência no futuro, dependendo da maneira como é cuidada e estimulada. O mundo nunca viverá em paz enquanto houver fome, miséria e exclusão social”.



Na benção final, Dom Francisco concluiu dizendo: “Dra. Zilda, esteja para sempre com Deus!”.


0 comentários: