sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pernambuco está entre os estados que correm risco de enfrentar epidemia de dengue

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão reuniu-se com o vice-governador João Lyra Neto, na manhã desta sexta-feira. O encontro foi promovido para discutir ações de controle da dengue, quando foi lançada a campanha nacional “Se Você Agir, Problemas Evita - Cuide da sua casa. Fale com seus vizinhos. Converse com a prefeitura. O Brasil conta com você”. Isso porque, segundo um levantamento do Ministério, dez estados correm o risco de enfrentar uma epidemia no próximo verão e Pernambuco está entre eles.

No estado são cinco municípios onde há risco de surto, são eles: Afogados da Ingazeira, Bezerros, Camaragibe, Floresta e Serra Talhada. Além destes, mais 18 estão em situação de alerta. Segundo o ministro, em Pernambuco há quatro vírus em circulação, com o agravante da presença do vírus tipo 4 ao qual toda a população corre o risco de ser contaminada, por nunca ter chegado ao estado, não havendo assim imunização.


Recife teve 9.457 casos de dengue confirmados, destes 88 foram do tipo hemorrágica e quatro mortes confirmadas. Havendo um registro de aumento de 1 mil % em comparação ao ano passado. Isso porque, segundo o ministro, 2009 foi um ano atípico. Já 2010 teve altas temperaturas, muita chuva, retorno do vírus tipo 2 que há 10 anos não circulava.


Diante deste quadro, Temporão enfatizou a participação da população neste combate ao mosquito da dengue. Além disso, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) antecipou a campanha que seria lançada no início do próximo ano. Para esse combate, o Governo Federal investiu 1 bilhão para vigilância e educação.

0 comentários: