sábado, 15 de agosto de 2009

Entrevista com Dom Fernando Saburido


Tomará posse na tarde de amanhã 16, o novo arcebispo de Olinda e Recife Dom Fernando Saburido. Novo arcebispo, mas velho conhecido do povo Dom Fernando volta a arquidiocese, após passar quatro anos a frente da Diocese de Sobral-CE.


No período em que foi bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando, com seu jeito simples e carismático, conquistou a simpatia dos fieis que aguardam ansiosos o seu retorno.


Em poucas palavras Dom Fernando, em entrevista exclusiva, resume sua história e seus anseios para o retorno.


Confira a entrevista abaixo:

- Quem é Dom Fernando Saburido?
- D. Fernando:


“Pernambucano, natural de Juçaral, distrito do Cabo de Santo Agostinho. De origem humilde, meu pai era agricultor e a mãe se ocupava dos trabalhos domésticos. Família numerosa, com 10 filhos, porém de muita fé e compromisso com a Igreja. Logo cedo despertei para a vocação. Com, apenas 13 anos ingressei no Seminário Menor da Imaculada Conceição, na Várzea – Recife. Após o Vaticano II, era Arcebispo Dom Hélder Câmara, que resolveu fechar o Seminário. Alguns anos após, conheci o Mosteiro de São Bento de Olinda e fiz ingresso na Ordem Beneditina. Apesar de Monge, fui Pároco e Vigário Geral na Arquidiocese de Olinda e Recife e, mais adiante, Bispo Auxiliar, durante 5 anos. Em 2005 o Santo Padre me nomeou para Bispo Diocesano de Sobral.


- Qual sua expectativa para o pastoreio, na Arquidiocese de Olinda e Recife?
- D. Fernando:


“A melhor possível! Tenho consciência das grandes conquistas da Igreja de Olinda e Recife, assim como, dos grandes desafios. Conto, porém, com a graça do Deus que para lá me chamou, assim como, do povo em geral. Na unidade e fraternidade buscaremos colaborar com a edificação do Reino de Deus”.

- Como o senhor se sente voltando à sua terra, agora como Arcebispo?
- D. Fernando:


“Sinto-me indigno de tamanha honra e bem lembrado das palavras do Evangelho “ninguém é profeta em sua própria terra”. Por outro lado, confiante na bondade e disponibilidade do povo de Deus”.


- Quando e qual será a programação da posse?
- D. Fernando:


Tem uma equipe encarregada desta programação, na Arquidiocese de Olinda e Recife. Tenho me envolvido muito pouco. O que sei é que teremos a Posse Canônica na Igreja da Madre de Deus às 16 horas do dia 16 de agosto (Solenidade da Assunção de Nossa Senhora) e, em seguida, a Concelebração Eucarística na Praça do Marco Zero.


- Que mensagem o senhor deixa para os fiéis e, especialmente, para os padres espalhados nas dioceses do Regional Nordeste 2, neste Ano Sacerdotal?
- D. Fernando:


Estamos em pleno Ano Sacerdotal, proclamado pelo Papa Bento XVI, para fazer memória dos 150 anos do falecimento de São João Maria Vianney. Estes acontecimentos eclesiais, portanto, que congregam um maior número de bispos e padres, nos serve para rever o nosso compromisso com a missão e realizá-lo com humildade e alegria. O Cura d’Ars é um modelo para todos nós que não pode ser esquecido. Caminhemos na unidade, na alegria e na fraternidade!


Todos os acontecimentos referentes a posse de Dom Fernando serão transmitidos em tempo real neste site a partir das 10h.

0 comentários: