“Cada pessoa tem uma maneira de ser e eu pretendo imprimir meu estilo próprio” essas foram as primeiras palavras de Dom Fernando Saburido, novo arcebispo de Olinda e Recife, em entrevista coletiva na manhã de hoje 16.
Dom Fernando chegou ao Recife na noite de ontem (15) e foi saudado por quase 500 pessoas entre padres, bispos, familiares e fiéis. Na manhã de hoje 16, recebeu a imprensa no Mosteiro de São Bento em Olinda, para sua primeira entrevista após quatro anos afastado da Arquidiocese.
Perguntado se a frente da Arquidiocese assumiria uma postura mais ligada a Dom Helder Dom Fernando respondeu: “Cada pessoa tem uma maneira de ser e eu pretendo imprimir meu estilo próprio” e completou “Tanto Dom Helder como Dom José amavam e amam o Evangelho e por isso, vou buscar inspiração no que cada um fez de melhor para juntamente com Clero e o povo decidir os caminhos a serem seguidos”.
Respondendo com muita atenção e tranqüilidade, Dom Fernando deixou bem claro em suas respostas que a Igreja não discrimina ninguém, mas deseja a conversão pessoal de cada um. Nesse sentido, adiantou que sua linha de trabalho pastoral será sempre ligada as Santas Missões Populares trazendo consigo a experiência da Diocese de Sobral. “As Santas Missões serão uma das minhas prioridades junto a Arquidiocese” explica.
Sempre colocando a importância de escutar o Clero e o povo, Dom Fernando afirmou que vai trabalhar com muita humildade, colocando-se a serviço do mais necessitado e convocando o povo para construir uma Igreja consciente e comprometida. Citou inclusive, o desejo de reativar a comissão justiça no futuro.
Amanhã 17, Dom Fernando se reunirá com o Clero para sua primeira reunião como Arcebispo de Olinda e Recife.
0 comentários:
Postar um comentário