sábado, 1 de junho de 2013

Turismo na RMR: História, belezas e problemas.

A Praça Rio Branco ou praça do marco zero, como é mais conhecida, ocupa uma posição estratégica para o turismo no perímetro urbano da Região Metropolitana do Recife (RMR). Sua localização, entre o litoral sul e norte, facilita a elaboração de roteiros turísticos que normalmente iniciam nos bairros da zona sul da capital ou mesmo em Jaboatão dos Guararapes onde encontramos o maior número de hotéis. Assim evita-se o caos da Avenida Agamenon Magalhães para seguir rumo ao bairro do Recife, Recife antigo, em passeios panorâmicos pelos bairros do Pina, Cais José Estelita, Ponte Giratória para finalmente “estourar” no marco zero.

 Muitos guias aproveitam a praça para abordar alguns aspectos históricos e geográficos da cidade. É inclusive, um bom momento para explicar o próprio nome “Recife” dado em função das barreiras naturais que protegem a cidade da fúria do mar. O lugar também é perfeito para abordar o episódio que ficou conhecido por guerra dos mascates, conflito que marcou a emancipação política do município. Uma curta caminhada, acompanhada de intervenções históricas, encantará os visitantes com a quantidade de relatos sobre a Rua do Bom Jesus, importante centro comercial da época em que o Recife não passava de um simples porto de Olinda. Na própria Rua do Bom Jesus, outrora chamada de Rua dos Judeus e dos escravos, encontramos a primeira sinagoga das Américas, o prédio original foi erguido durante o governo de Maurício de Nassau.

Outros atrativos completam o complexo turístico que circunda a praça: Torre Malakoff, Praça do Arsenal, Igreja da Madre de Deus e o prédio da alfândega velha hoje shopping Paço Alfândega.  

A partir da praça é possível ainda seguir para Olinda completando com louvor o roteiro que apresenta nossas mais famosas belezas. Por tudo isso, a belíssima praça, restaurada hà mais de dez anos, necessita ser tratada a altura da sua importância estratégica para o turismo da RMR. Uma rápida visita é suficiente para observar vários problemas: bancos quebrados, péssima sinalização para turistas e um fluxo constante de moças e rapazes andando de skate, patins e moto na praça, alguém pode atropelar os transeuntes! A polícia militar observa tudo ao longe e ainda por cima, estaciona viaturas na praça.

O turismo de Pernambuco precisa ser levado a sério.  

0 comentários: