quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Mensagem de natal do Arcebispo de Olinda e Recife

ARQUIDIOCESE DE OLINDA E RECIFE
Província Eclesiástica de Olinda e Recife (Pernambuco)


É NATAL DO MENINO JESUS!

Dom Antônio Fernando Saburido,OSB
Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife



Amados irmãos e irmãs:

Desde criança, nos habituamos a vivenciar o Natal, como festa da fraternidade, da paz, das luzes, das alegrias, das esperanças... É a festa dos presentes, da roupa nova, das belas celebrações e mesas fartas. Como cidadãos conscientes e, sobretudo, cristãos, sofremos por tantos irmãos e irmãs privados de desfrutar destes mesmos sentimentos e experiências.

A situação de miséria em que vivem tantos filhos e filhas de Deus, contradiz o verdadeiro espírito do Natal e nos inquieta. Crescem a insegurança e o medo, em várias regiões do nosso país e do mundo. Constatamos que, se por um lado, avançam o conhecimento e a tecnologia, por outro, aumentam a ambição, o egoísmo e o desrespeito aos pobres e excluídos. Aí se encontram as fontes de muitos males.

Para nós cristãos, a verdadeira segurança está na criança frágil, pobre e rejeitada que celebramos no Natal. O menino Deus foi, é, e será a esperança do mundo. Se ainda existem sentimentos individualistas, que geram situações desiguais é, exatamente, porque a mensagem de Jesus não atingiu todos os corações.

O crescimento da auto-suficiência dos indivíduos, grupos e nações; a ausência de prioridades políticas que ajudem na superação dos problemas sociais mais urgentes: educação, saúde, desemprego, habitação, violência, flagelo da seca e da má distribuição de renda, somados à usurpação escandalosa do patrimônio do povo e da impunidade desestimulam e inviabilizam os prognósticos mais animadores.


Num mundo globalizado, onde se priorizam os interesses dos países do primeiro mundo, inclusive, ferindo importantes acordos internacionais de preservação do meio-ambiente, torna-se praticamente impossível, pelo menos entre as nações, a prática do Evangelho da unidade e da solidariedade. É diante deste quadro desolador que somos convidados a entender que a força do cristão é exatamente a fragilidade da criança que celebramos no Natal. É necessário um esforço persistente para crescer na unidade e superar as diferenças políticas, sociais e também religiosas, na busca do bem comum.

O tempo do Advento, que nos ajuda na preparação do Natal, convida a tomar atitude corajosa diante dos desafios mais urgentes. É bem claro e ousado o mandato missionário de Jesus Cristo, assumido pela Igreja Católica no Brasil: “Anunciar o Evangelho com renovado ardor missionário, testemunhando Jesus Cristo, em comunhão fraterna, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para formar o povo de Deus e participar da construção de uma sociedade justa e solidária, a serviço da vida e da esperança nas diferentes culturas, a caminho do Reino definitivo” (DGAE).

Depois de quatro anos ausente desta nossa Arquidiocese de Olinda e Recife, vivo com intensidade este primeiro Natal como Arcebispo e invoco sobre os quase 4 milhões de habitantes desta querida Igreja Particular, as bênçãos do Senhor. Convido-os a acolher o “Filho de Deus” em seus corações e a comprovar o gesto, através de práticas cristãs voltadas para o interesse dos pequenos.

Neste Natal do Ano Sacerdotal, convocado pelo Papa Bento XVI e também celebrando o centenário de nascimento do Arcebispo Emérito - Dom Hélder Câmara – modelo de padre e bispo, comprometido com os pequenos, peço a Deus que a nossa Arquidiocese se torne, cada vez mais, missionária e servidora, conforme orienta a V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, de Aparecida.

Para todos, Natal e Ano Novo, cheios de graças e bênçãos do céu!

Recife, dezembro de 2009

0 comentários: