quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dom Hélder será o homenageado do natal recifense

PREFEITURA PROMOVE SEMINÁRIO PARA RESGATAR MEMÓRIA DO HOMENAGEADO
O primeiro dia do seminário Helder – o homem, o dom, o revolucionário, realizado pela Prefeitura do Recife por meio da Gerência de Formação Cultural da Fundação de Cultura Cidade do Recife (FCCR), foi marcado por discursos saudosos sobre o que viveu e fez Dom Helder Câmara.

A mesa de abertura foi composta pelo secretário de Cultura, Renato L.; por Zélia Sales, gerente de Formação Cultural da FCCR; e Dida Maia, diretor de Descentralização e Desenvolvimento Cultural da FCCR. “É com muita felicidade que homenageamos D. Helder pois a lição de democracia que sua vida e obra nos deixou parece mais imprescindível do que nunca. Isso sem esquecer do seu engajamento com os menos favorecidos. Ele nos deixou a lição de que podemos nos envolver com assuntos terrenos sem perder o vínculo com o divino”, afirmou Renato L..

A jornalista Leda Alves parabenizou a Prefeitura pela iniciativa apresentou os palestrantes Frei Aloísio Fragoso, religioso do convento de São Francisco - Olinda e Zildo Rocha, sacerdote licenciado pela universidade Gregoriana de Roma. “É hora de louvar que essa Prefeitura tem a consciência da importância de Dom Helder para o século XXI e para todo o mundo, promovendo um evento como esse”, enfatizou Leda.

O auditório lotado permaneceu atento às impressões do Frei Aloísio sobre o homenageado. Para ele o que havia de original na personalidade de Helder era a capacidade de unificar o cidadão da terra com o cidadão do céu. “Com sua palavra e sua postura, ele nos ensinou as coisas mais importantes da vida: sonhar e agir”, concluiu Frei Aloísio.

Zildo Rocha, religioso que conviveu com Dom Helder, leu trechos de cartas escritas pelo bispo na ocasião de suas diversas missões e vigílias. Dentre as citações, uma definiu a entrega com a qual ele vivia sua religiosidade e fé: “Nesse balanço que faço da presença de Deus dentro de mim, reafirmo que me sinto feliz e, poder emprestar meu corpo e alma para que se realize a Sua vontade” (Dom Hélder Câmara).

Encerrando o primeiro dia do encontro foi apresentado o documentário O Dom da Paz, do Instituto Dom Helder Câmara, que faz referência aos 65 anos de sacerdócio de Dom Helder.

0 comentários: