terça-feira, 29 de março de 2011

Dois casos de dengue tipo 4 em Pernambuco

A Secretaria Estadual de Saúde notificou os primeiros dois casos de dengue do tipo 4 em Pernambuco. A confirmação, em exame de isolamento viral feito pelo Laboratório Central do Estado (Lacen), detectou a presença do novo sorotipo da doença em um homem de 27 anos, residente no município de Serra Talhada, e em uma mulher de 59 anos, moradora de Serrita. Ambos estão curados e já retomaram suas atividades normais.

O homem de 27 anos apresentou os primeiros sintomas de dengue em 12 de fevereiro, e teve o diagnóstico e tratamento da doença feitos no hospital da rede estadual Professor Agamenon Magalhães, localizado em Serra Talhada. Já a mulher de 59 anos apresentou os primeiros sintomas no dia 6 de fevereiro, tendo sido diagnosticada e assistida no hospital municipal Imaculada Conceição, em Serrita. A Vigilância Epidemiológica da SES, juntamente com as vigilâncias dos municípios, está investigando a trajetória dos pacientes para saber se viajaram ou tiveram contato com pessoas de outros estados.

A doença - Segundo o secretário-executivo de Vigilância em Saúde da SES, Eronildo Felisberto, o tipo 4 tem os mesmos sintomas (dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito) dos outros circulantes (tipo 1 e 2), e o tratamento é feito da mesma forma, com repouso e hidratação. O sorotipo 4 não é mais agressivo que os demais. A diferença é que, como ele volta a circular em nosso território após 28 anos, grande parte da população tem pouca imunidade a ele, o que aumenta a possibilidade de epidemia.

Ainda segundo ele, a medida mais eficaz de todas no combate à dengue é: não deixar a água parada e evitar o acúmulo de lixo. Levantamento mostra que 90% dos focos de dengue estão dentro dos domicílios, por isso a população tem um papel fundamental no controle dos vetores.

Com informações da assessoria





sábado, 26 de março de 2011

Hora de planeta 2011

Envie textos e imagens desta grande mobilização contra o aquecimento global



sexta-feira, 25 de março de 2011

Frente Nacional de Prefeitos participa da Hora do Planeta



Mais uma vez, o Brasil vai promover uma grandiosa Hora do Planeta, movimento da Rede WWF em que pessoas do mundo todo apagam as luzes durante sessenta minutos, promovendo a maior mobilização mundial contra o aquecimento global. Este ano, o WWF-Brasil conduzirá a terceira edição nacional do evento em 26 de março, às 20h30min.

A adesão da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) nesta terça-feira (22) é uma grande conquista para o movimento. “Ela representa um ganho incrível pelo efeito multiplicador da iniciativa para os municípios. A ideia é colocar o Brasil em destaque nesse movimento mundial, com uma participação intensa e criativa”, comemorou Regina Cavini, superintendente de Marketing do WWF-Brasil.

“É nos municípios que a vida da população acontece. É preciso aproveitar o poder de engajamento das prefeituras e dos prefeitos para mobilizar a população. Quando a gente faz a mobilização chegar aos municípios, isso reflete na mudança de comportamento da sociedade. Esperamos que pelo menos 10% dos municípios brasileiros participem oficialmente do movimento”, afirmou João Coser, prefeito de Vitória (ES) e presidente da FNP, durante assinatura do termo de adesão à Hora do Planeta.

A FNP é suprapartidária e reúne cerca de 400 prefeitos de grandes e médias cidades, além de regiões metropolitanas, e tem entre suas afiliadas as 26 capitais e 110 cidades com mais de cem mil habitantes, ou cerca de 40% da população brasileira.

Em 2010, brasileiros de 98 cidades, incluindo 20 capitais, apagaram as luzes e demonstraram sua preocupação com o aquecimento global. Ícones nacionais como o Cristo Redentor, a Ponte Estaiada, o Congresso Nacional e o Teatro Amazonas ficaram no escuro por sessenta minutos.

E a mobilização para a Hora do Planeta 2011 já começou. O site www.horadoplaneta.org.br está no ar e é o canal onde cidadãos, empresas e demais organizações podem obter informações e deixar comentários. A campanha publicitária deste ano leva a assinatura da agência 141 SoHo Square, que desenvolveu peças para as mídias impressa, TV, rádio e internet. “A campanha tem uma linguagem simples, que pretende ecoar pra todas as esferas da sociedade”, explicou Mauro Motorin, CEO da 141 Soho Square.

Plataforma 60+

A Hora do Planeta continua a ganhar força à medida que pessoas de todo o mundo assumem a responsabilidade de mostrar que é possível enfrentar a ameaça do aquecimento global por meio de ações coletivas. Para que o ideal da Hora do Planeta alcance todos os dias do ano, o WWF-Brasil lança a “60+”, plataforma de mobilização para envolver pessoas em ações concretas que levem à mudança de hábitos cotidianos.

Este ano, a campanha “60+” terá como tema a reciclagem. A idéia é esclarecer e influenciar os brasileiros sobre a importância da separação e reciclagem do lixo, envolvendo governos, empresas e cidadãos.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida também como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF para enfrentar as mudanças climáticas. Desde sua primeira edição, em março de 2007, a Hora do Planeta não para de crescer. O que começou como um evento isolado em uma única cidade (Sidney, Austrália), tornou-se uma ação global, envolvendo centenas de milhões de pessoas em mais de 4.400 cidades de 128 países.

Na sua primeira edição, 2 milhões de pessoas apagaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas no mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase um bilhão de pessoas no planeta desligaram suas luzes. Alguns dos mais conhecidos monumentos mundiais, como as pirâmides do Egito, a Torre Eiffel, a Acrópole de Atenas e até mesmo a cidade de Las Vegas ficaram no escuro durante sessenta minutos.

O WWF-Brasil é uma organização não governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e de promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.



quinta-feira, 24 de março de 2011

Agência do Trabalho oferece vagas de emprego para esta sexta-feira

A Agência de Trabalho disponibiliza vagas de emprego para esta sexta-feira (25), no Recife, Igarassu, Ipojuca e Paulista. Além do município do Cabo de Santo Agostinho, Belo Jardim, Bezerros, Caruaru, Escada, Garanhuns, Palmares, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Santa Cruz do Capibaribe, Salgueiro e Serra Talhada.






sábado, 19 de março de 2011

Acidente grave deixa um morto e derruba poste próximo ao viaduto do Cabanga

Com informações da Folha Digital

Um gol colidiu em um poste próximo ao viaduto do Cabanga na madrugada da última quinta feira (18).

Segundo testemunhas, o veículo conduzido por José Edson da Silva, 46 anos, seguia pelo Cais José Estelita no sentido Centro/Boa Viagem, quando no final da via em uma curva, por volta da 1h30, o carro passou direto atingindo o poste, que caiu e provocou a falta de energia na região. A vítima, de acordo com a polícia, morava no bairro do Arruda e trabalhava em uma locadora de veículos. O morotista morreu na hora.

A Delegacia de Plantão da Boa Vista deverá iniciar as investigações sobre as causas do acidente. Na perícia realizada no local, foram constatadas várias lesões em José Edson, principalmente no abdômen e nas pernas. Depois dos trabalhos das autoridades policiais, o corpo da vítima foi encaminhado para o IML, no Recife

Salgueiro vai ganhar Corpo de Bombeiros


Dentro de um mês, o povo de Salgueiro passará a contar com um efetivo do Corpo de Bombeiro de Pernambuco (CBPE). A boa nova foi levada pelo governador Eduardo Campos, que esteve no município neste sábado (19), para participar da plenária do Todos por Pernambuco. A princípio, os bombeiros ficarão alocados no 8° Batalhão da Polícia Militar, mas, em depois de pouco tempo, a corporação vai ganhar um prédio-sede, que deve estar pronto no inicio do próximo ano.

“A palavra de ordem é integração. Então, vamos colocar as polícias para trabalhar juntas aqui em Salgueiro”, disse Eduardo, durante entrevista concedida pela manhã em uma rádio local. O governador chegou a Salgueiro por volta das 8h da manhã. Ao lado dele, o senador Armando Monteiro, os deputados Wolney Queiroz (PDT), Fernando Bezerra Filho (PSB), Raimundo Pimentel (PSB) e Gonzaga Patriota (PSB), que foram recebidos no aeroporto de munícipio pelo prefeito da cidade, Marcones Sá, e demais autoridades locais.
Eduardo foi às rádios locais dar bom dia à população e aproveitar para já ir coletando algumas das demandas da região. A questão da falta de água também foi bastante debatida. Sobre o assunto, Eduardo lembrou dos programas de saneamento básico, a construção de três subadutoras, o permanente trabalho de redução de perdas e manutenção rede (Prored) e o “pulmão d’água” para o Sertão, a Transposição do Rio São Francisco. “A água vai sair da pauta das reclamações dos salgueirenses”, garantiu.

Enquanto Eduardo concedia as entrevistas, o vice-governador João Lyra Neto (PDT), abriu o seminário do Todos por Pernambuco em Salgueiro.







terça-feira, 15 de março de 2011

André Ferreira denuncia burocracia no SAMU

O que um cidadão de bem faz quando vê um acidente de trânsito com vítima? Se ele estiver numa cidade que conta com o SAMU, liga para o serviço e solicita atendimento. Procedimento que provavelmente garantiria uma melhor condição a quem, infelizmente, é personagem de episódios como esse. Porém, no Recife, a burocracia imposta a quem recorre ao SAMU impede que pessoas vitimadas nas ruas da nossa cidade sejam atendidas num tempo que poderia ser classificado como ideal.

Na tarde de hoje, o vereador André Ferreira (PMDB) foi à tribuna da Câmara do Recife para denunciar os entraves que atrapalham a boa prestação do serviço oferecido pelo SAMU. O peemedebista relatou que ouviu uma negativa de atendimento a uma mulher acidentada, na avenida Agamenon Magalhães, na manhã desta terça-feira, de um médico do sistema por ele (André) não ter permanecido ao lado da vítima.

Conforme o parlamentar , o SAMU só atende se o autor da ligação responder uma série de perguntas como endereço que reside e profissão. Caso contrário, qualquer pessoa que esteja passando por um acidente e ligue para o famoso 192 receberá um “infelizmente, não podemos atender”.

“Será que a população só está precisando do Carnaval? Acho que não”, afirmou André Ferreira, em referência aos inúmeros elogios rasgados pela bancada governista à promoção do Carnaval 2011 pela Prefeitura do Recife.







Cremepe interdita setor de necropsia do IML por precariedades na estrutura

Do G1

O Conselho Regional de Medicina (Cremepe) se reuniu, na noite da última segunda-feira (14), para avaliar a situação do Instituto de Medicina Legal. Os médicos decidiram, por unanimidade, pela interdição do setor de necropsia. A decisão surgiu depois que os médicos legistas denunciaram as péssimas condições de trabalho no prédio da unidade, no bairro de Santo Amaro.

Na reunião, o Cremepe concluiu que O IML não oferece condições mínimas para que os médicos façam os exames de necropsia que possam servir de provas para as vítimas de violência. Para o Cremepe, a precariedade do serviço acaba gerando a impunidade de criminosos já que, sem a perícia médica, muitos inquéritos policiais ficam paralisados ou sequer começam a ser feitos.

“Nós precisamos tomar uma medida que salvaguarde o trabalho dos médicos, que tem que ser de qualidade, e a população, que depende unicamente daquele serviço. É preciso garantir o número de profissionais, garantir condições técnicas, para que as necropsias sejam realizadas de maneira adequada”, afirma o presidente do Cremepe, André Longo (foto).

De acordo com o Cremepe, essa medida entrará em vigor num prazo de até 48 horas. Os corpos devem ser liberados às famílias sem que os exames sejam feitos. Por isso, em todas as situações, a causa da morte será considerada indeterminada na declaração de óbito.

O gestor geral da Polícia Científica, Francisco Sarmento, informou que o Departamento de Engenharia da Secretaria de Defesa Social tem feito o levantamento das necessidades do Instituto de Medicina Legal. Ele disse, ainda, que dentro de 60 dias começa a licitação para a reforma geral do IML.

O IML recebe, em média, 20 corpos por dia, além de dezenas de pessoas com ferimentos que precisam passar por exames. Segundo os médicos legistas, a sala de Raio-X está fechada porque o equipamento quebrou. Eles disseram, também, que falta bisturi para se fazer as necropsias e estão usando equipamentos inadequados.

Outro problema apontado por eles é que não existe a maca de rodas para levar os corpos até a mesa de necropsia e que o prédio não conta com um sistema de refrigeração e de exaustão de odores, o que torna o ambiente insuportável.

As denúncias foram comprovadas através de imagens gravadas por um cinegrafista amador. O vídeo mostra a precariedade da estrutura no local, como alguns azulejos arrancados e o piso estragado.



MORRE CHIQUINHA GONZAGA, IRMÃ DO REI DO BAIÃO

Morreu na madrugada desta terça-feira (15) a cantora e compositora Chiquinha Gonzaga, 85 anos. Irmã do também cantor e compositor Luiz Gonzaga, ela lutava contra o Alzheimer e passou mal durante a madrugada na cidade de Santa Cruz da Serra, no Rio de Janeiro. Chiquinha chegou ao hospital com quadro de pneumonia e infecção urinária e morreu por volta das 5h.
É a segunda irmã do Rei do Baião que morre com Alzheimer. Há 21 dias, morreu Raimunda Gonzaga, conhecida como Muniz. Chiquinha era a última dos dez irmãos de Gonzagão que ainda estava viva. A família pretende trazer o corpo para o Recife, onde deve ser enterrado.

Professores denunciam precariedade nas escolas do Recife

Do Folha Digital

O Sindicato dos Professores do Recife (Simpere) convocou a imprensa, nesta terça-feira, para fazer uma série de denúncias contra a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL), da Prefeitura do Recife. Segundo a categoria, desde 2009 o órgão não cumpre os acordos realizados com o Simpere.

Os professores alegam desacordo com o “Pacto pela Valorização da Educação no Recife”, documento assinado pela Secretaria pelo órgão municipal e pelo Sindicato, e que tem o objetivo de atender algumas reivindicações da categoria e garantir a melhoria na educação da rede municipal.

Estrutura

Entre os principais pontos de insatisfação mencionados pelo Simpere, está a questão da estrutura das escolas municipais. Durante o encontro com a imprensa, a categoria relatou casos como superlotação, tetos prestes a desabar e paredes onde circula corrente elétrica, colocando em risco a vida dos alunos. Um dos casos mais graves citado pelo Sindicato é da Escola Municipal dos Coelhos. Outras quatro escolas também foram alvo de denúncias.

Salário e capacitação

Outro quesito analisado pela categoria é a questão salarial e de capacitação. De acordo com os professores, a Prefeitura do Recife continua sendo o município da RMR que paga os menores percentuais de titulação. O Simpere faz outras denúncias com relação a capacitações e carga horária de professores. Segundo o Sindicato, a Secretaria de Educação deveria implementar o programa de incentivo à pós-graduação, mas 10 turmas de pós-graduação que deveriam ter acontecido no período 2010/2011 ainda não foram abertas. A formação de professores para atender estudantes com necessidades especiais também não teria evoluído.

Concurso

Com relação ao preenchimento de vagas na rede municipal, a categoria lembra que a Prefeitura ainda não se posicionou sobre a convocação dos professores aprovadas em concurso em 2008. As vagas, atualmente, são ocupadas por estagiários.

Documento
Nesta quarta-feira, o Sindicato dos Professores do Recife vai fechar a pauta com todas as reivindicações. Um encontro será realizado no bloco G2 da Universidade Católica, às 14h. A documento será entregue no dia 22 de março a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (SEEL).







sexta-feira, 11 de março de 2011

Bandidos assaltam a sede da Prefeitura de Venturosa, no Agreste

A sede da Prefeitura de Venturosa, no Agreste de Pernambuco, foi assaltada por dois homens, na manhã desta sexta-feira (11). De acordo com o secretário de Administração do município, Jair Bezerra, os assaltantes entraram na Secretaria de Finanças e levaram cheques para pagamento de fornecedores, dinheiro da arrecadação de impostos, celulares e objetos dos funcionários da Prefeitura.

 
A Prefeitura não divulgou o total de dinheiro roubado. Os assaltantes ainda roubaram um carro de um lava a jato próximo à prefeitura para fugir.



CIEE-PE abre 600 vagas para curso gratuito. Aulas são ministradas por professores voluntários

O Centro de Integração Empresa Escola de Pernambuco (Ciee-PE) está com inscrições abertas para o curso de Marketing Pessoal, que faz parte do Programa de Qualificação Gratuita, do Centro de Desenvolvimento de Competências (Cendecom). As aulas são ministradas por professores voluntários.

São 600 vagas divididas para três turmas, que terão aulas pela manhã ou tarde, no auditório do Cendecom. As aulas são voltadas para estudantes de escolas públicas e acontecerão nos meses de março e abril.
Os interessados devem se inscrever, exclusivamente pelo site do CIEE Pernambuco (www.ciee-pe.org.br). Os cursos são totalmente gratuitos e as vagas são limitadas. O Cendecom fica na avenida Manoel Borba, 769, bairro da Boa Vista.

Tabela dos cursos em aberto

 
Curso: Marketing Pessoal

 
Dias: 22, 23 e 24/03


Horário: 13h30 às 17h

Professor: Jamilson Benvenuto

 
Total de Vagas: 200


Curso: Marketing Pessoal

 
Dias: 26 de março, 02 e 09 de abril

Horário: 8h30 às 12h30


Professor: David Targino

 
Total de Vagas: 200


 

Curso: Marketing Pessoal


Dias: 26 de março, 02 e 09 de abril
Horário: 13h30 às 17h

Professor: Higor Gonçalves

Total de Vagas: 200

Com informações da assessoria









quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia do Rim: Especialista do IMIP dá dicas de prevenção contra doença renal

No dia do Rim, a nefrologista do IMIP, Juliana Campos, dá dicas de como se prevenir contra doença renal.

* se hipertenso, evitar excesso de sal


* controlar o peso e fazer exercícios regulares


* controlar pressão arterial e diabete


* controlar o colesterol


* utilizar medicação sob orientação médica


* realizar exames de urina e de sangue anualmente


* consultar regularmente um clínico






Mais informações podem ser obtidas ainda no portal da Sociedade Brasileira de Nefrologia através do site www.sbn.org.br



ARCOVERDE DIGITAL COMEÇA A SER MONTADO NA PRÓXIMA SEMANA

Um dos grandes sonhos da população de Arcoverde começa a tornar-se realidade a partir da próxima semana. A Prefeitura Municipal inicia a partir de segunda-feira a instalação das antenas e receptores de sinal para a implantação da internet gratuita. Segundo o prefeito Zeca Cavalcanti (PTB), esse é o primeiro passo para levar internet gratuita a população da cidade e alguns distritos da zona rural. O ato de autorização foi dado pela Anatel em março de 2010.

Serão colocadas antenas em vários pontos da cidade que receberão o sinal da antena central localizada na serra da Microondas. Os pontos de presença (POPs), como são chamados, serão instalados na DIRT, onde ficará o provedor, e nas localidades do São Cristóvão (PSF Dr. José Cavalcanti Alves), Boa Esperança (Policlínica), Boa Vista (Esporte Clube) e no Alto Cardeal (Edifício Macambira). Na zona rural serão instalados equipamentos nas localidades de Riacho do Meio, Caraíbas e Serra das Varas (CEDEC).


A previsão é de que o trabalho de instalação dure cerca de 60 dias, quando a prefeitura já terá licitado o provedor que irá atender com o sinal de internet a cidade de Arcoverde e os distritos rurais. O projeto é orçado em R$ 238 mil e deverá entrar em funcionamento pleno num prazo de 90 a 120 dias.



Número de ônibus depredados no Carnaval foi maior do quem em 2010

Depois das festas de Momo deste ano, foram registradas depredação em 532 coletivos. Este número equivale a 17,9% da frota cadastrada atualmente no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife – que é de 2.970 veículos. Em 2010, o número de coletivos depredados foi de 491 – o que representou igualmente 18,1% do total da frota cadastrada na ocasião, que era de 2,7 mil veículos.

Este ano, 1.096 itens (peças) foram avariados, totalizando R$ 95,2 mil (equivalente a 47,6 mil tarifas do anel A) em prejuízos. Em 2010, o total de itens avariados foi de 960, o que representou um total de R$ R$ 87,1 mil (equivalente a 47,1 mil tarifas do anel A). Os principais alvos dos vândalos foram: vidros de janelas corrediças, alçapão de teto e pára-brisa dianteiro. Os números foram fornecidos pelo o Grande Recife Consórcio de Transporte divulga.

Desta forma, em:


2011

Total de Coletivos depredados: 532

Total de itens depredados: 1.096
Prejuízo em R$: R$ 95.200,00 (47,6 mil tarifas do anel A)



2010

Total de Coletivos depredados: 491
Total de itens depredados: 960
Prejuízo em R$: R$ 87.135,00 (47,1 mil tarifas do anel A)


Com informações da assessoria







Urina e Crack no Carnaval do Antigo

Apesar do bom Carnaval do Bairro do Recife este ano, dois aspectos precisam ser levantados, que realmente precisam ser observados no próximo ano.
 
O primeiro é o sumiço dos banheiros químicos do Bairro. Até o ano passado era possível encontrar o péssimo, mas eficiente aparelho nas ruas. Este ano ele simplesmente desapareceu. O odor de urina nas ruas menos movimentadas é trash.
 
O segundo é o crackódromo a céu aberto, na rua Dr. Maria Cesar, que ocorre sem o menor constrangimento. Jovens vendem e fumam sem a menor cerimônia, principalmente depois da meia-noite, sem a menor perturbação policial.
 
Aliás, este ano está mais fácil achar alguém fumando crack do que encontrar um banheiro químico.
 
Em relação aos aspectos positivos do carnaval, destaca-se o som do palco do Marco Zero. Está muito melhor do que em anos anteriores. Mesmo das ruas laterais é possível ouvir com nitidez os shows que ocorrem no palco principal.

Autor: Pierre Lucena
Do blog acerto de contas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Carnaval injeta R$ 500 milhões na economia do Recife

Claudia Silveira  (Do portal G1)

Cerca de 700 mil turistas visitaram Recife durante os cinco dias de carnaval, de acordo com a prefeitura da cidade. O fluxo de pessoas do país e do exterior injetou na economia local R$ 500 milhões e lotou os hotéis da cidade, que tiveram 99% de ocupação. Esses números dizem respeito a cinco dias de folia - da sexta-feira (4) até a terça-feira (8) - e foram divulgados nesta quarta-feira (9), durante entrevista coletiva.

De acordo com a prefeitura, o carnaval da cidade contou com 340 atrações locais e nacionais e teve um investimento de R$ 415 milhões. A quantidade de lixo recolhida passou de 410 toneladas, sendo 18,8 toneladas de lixo reciclável.

Os números dizem respeito aos 17 pólos de carnaval montados no Bairro do Recife e na periferia da cidade. O Galo da Madrugada, que desfila todo Sábado de Zé Pereira, ainda aparece como o grande atrativo para os turistas, segundo pesquisa encomendada pela prefeitura.